Solenidade de posse

D'Urso toma posse e quer OAB-SP no centro dos debates nacionais

Autor

5 de janeiro de 2004, 15h57

Com os auditórios do primeiro e segundo andares do prédio central da OAB-SP superlotados, o novo presidente da Seccional, Luiz Flávio Borges D’Urso, tomou posse na sexta-feira (2/1), no salão nobre da instituição. Ele prometeu transformar a OAB paulista no palco dos grandes debates nacionais, como mudanças no ECA e reforma do Judiciário.

D’Urso anunciou, como uma das primeiras medidas administrativas, que colocará em operação um serviço gratuito de intimações dos Diários Oficiais, a ser distribuído por e-mail para todos os advogados do estado.

Ele também destacou a preocupação em trabalhar pela valorização da advocacia, pela ampliação do mercado de trabalho, pela defesa intransigente das prerrogativas profissionais e melhoria da qualidade do ensino jurídico.

A transmissão de cargo a D’Urso foi feita pelo presidente que encerrou o mandato, Carlos Miguel Aidar. Entre as autoridades presentes estavam os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo, Enrique Ricardo Lewandowski e Carlos Renato Rodrigues de Carvalho; o juiz do Tribunal de Alçada Civil, Carlos Alberto Bondioli; o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, Emanuel Messias Oliveira Cacho; o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva; o presidente da mantenedora da UniFMU, Edevaldo Alves da Silva; e o deputado Gilberto Kassab, entre outros.

O presidente empossado, aclamado pelos presentes, leu o Termo de Posse, prometendo “manter, defender e cumprir os princípios e finalidade da OAB, exercer com dedicação e ética as atribuições que (me) são delegadas e pugnar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia”. Ele também nominou, deu posse e convocou para assinar o termo todos os conselheiros seccionais eleitos e diretores da Caasp, que integram sua chapa. Compõem a Diretoria: Márcia Regina Machado Melaré, vice-presidente; Arnor Gomes da Silva Júnior, secretário-geral; José Welington Pinto, secretário-geral adjunto e Marcos da Costa, tesoureiro.

Em sua primeira manifestação como presidente para o triênio 2004 / 2006, D’Urso fez referência ao importante apoio que teve do presidente do Conselho Federal da Ordem, Rubens Approbato Machado, em quem reconhece a maior liderança da advocacia brasileira. Agradeceu também a todos os amigos e simpatizantes que trabalharam pela vitória e pela “sinergia que contaminou toda a campanha” e que a “presença maciça dos colegas na posse servirá para todo o Conselho recarregar suas baterias no longo caminho pela frente”.

D’Urso entregou a Approbato a carteira de membro honorário vitalício da OAB e recebeu das mãos deste, a carteira de presidente da Ordem. Approbato também entregou a carteira de vice-presidente da OAB-SP para a filha, Márcia Melaré.

Approbato destacou a força da Ordem, evidenciada pelo número grandioso de advogados na posse, que teve “casa lotada”. “Causa surpresa para um advogado com mais de 50 anos de profissão essa demonstração de que a Ordem renasce a cada dia. A Ordem é efetivamente a maior entidade civil desse país. Me sinto honrado de participar de uma entidade como essa. Em 97, ganhamos a eleição”, em 2000 fizemos o sucessor, Carlos Miguel, e vencemos agora com D’Urso, demonstrando que somos imbatíveis quando estamos juntos”, disse.

Para Approbato, a Ordem passa por uma grande renovação, tanto que dois terços do comando da Seccionais sofreram mudanças no último pleito e o novo presidente da Seccional Paulista encarna esse perfil de juventude e renovação. Para finalizar, D’Urso destacou que tornará realidade a “Nova OAB-SP”, nome de sua chapa. (OAB-SP)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!