
Imprensa suíça diz que erros do MP favoreceram Maluf

Do ponto de vista dos suiços, as investigações brasileiras sobre o ex-prefeito e ex-governador Paulo
Maluf parecem soar bizarras. É o que se depreende do tom adotado pelo jornal Tribuna de Genebra em
sua edição desta quarta-feira (25/2).

As queixas das autoridades suíças contra possíveis falhas do Ministério Público brasileiro refletem-se no
noticiário: “Inúmeros pedidos de cooperação internacional foram formulados pelo Brasil e rejeitados 
pelo Ofício Federal de Justiça em razão das muitas lacunas existentes, diz a Tribuna para arrematar, no
mesmo tom que “finalmente, em julho de 2002, Brasília entregou à Berna uma cópia juramentada 
correta.

O jornalista Jean – Noël Cuénod, autor do texto, atribui ao jornal em que trabalha o mérito de ter
provocado a derrota eleitoral de Paulo Maluf em 2002, quando concorreu ao governo paulista. 
“Ele era o preferido nas pesquisas de intenção de voto, com aproximadademente 40%, — isso antes de 
nosso jornal ter publicado as informações referentes ao estado da investigação em Genebra, 
informações largamente veiculadas por nossos parceiros brasileiros. Em seguida, tudo mudou, tendo 
sido eliminado no primeiro turno de tais eleições.”

O jornal historia de maneira muito própria o itinerário das supostas contas de Maluf. Diz a Tribuna que
“o caráter massivo e precipitado das movimentações alertou os controladores internos do Citibank. Em
atenção aos termos do que dispõe o artigo 9 da nova lei helvéltica sobre lavagem de dinheiro, os
responsáveis pelos estabelecimentos de Genebra informaram sobre as transferências ao Gabinete de
Comunicação do Ofício Federal de Polícia em Berna.”

Date Created
25/02/2004

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 25/02/2004


