Sexta-feira, 20 de fevereiro.

Primeira Leitura: escândalo causou danos irreversíveis ao governo.

Autor

20 de fevereiro de 2004, 13h47

Por um fio – 1

O escândalo da propina envolvendo o ex-assessor do Palácio do Planalto pode não resultar na demissão do ministro José Dirceu (Casa Civil), mas já provocou danos irreversíveis no poder que ele detinha no governo.

Por um fio – 2

Dirceu se declarou “traído” pelo ex-assessor e disse ter errado ao confiar em Waldomiro Diniz. O ministro afirmou ter colocado o cargo à disposição, oferta rejeitada por Lula. Disse ainda que queria ter apresentado um pedido de desculpas público, mas o presidente entendeu que não seria o momento indicado.

Tropa de Choque

O MST, que andava sumido das discussões políticas, aproveitou sessão da Câmara em homenagem aos 20 anos do movimento para sair em defesa do governo. Num inédito discurso pró-establishment, o líder Gilmar Mauro disse que a Polícia Federal já está investigando o caso, manifestou apoio a Dirceu e disse que o caso é uma tentativa da “direita” de enfraquecer o governo Lula.

Velho hábito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a um assentamento em Minas, voltou a usar o boné do movimento.

Boca fechada

Em Minas, Lula fez campanha para o ministro Anderson Adauto (candidato a prefeito) e chamou o governador mineiro Aécio Neves de “parceiro”. O presidente não fez nenhuma menção ao caso Waldomiro.

Manobra desastrada – 1

Com um dia de atraso, o governo começou a atuar contra a instalação da CPI dos Bingos. Na quarta, a CPI atingiu o número necessário de assinaturas graças ao apoio do PT. A idéia inicial foi de que essa investigação poderia atrapalhar a instalação da CPI para investigar o caso Waldomiro. Foi o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), quem alertou o Planalto de que a CPI dos Bingos poderia ter efeito contrário ao pretendido.

Manobra desastrada – 2

O Planalto está pedindo a senadores do PT, do PMDB e dos demais partidos aliados que retirem suas assinaturas. Mas, desavisado, o ministro Jaques Wagner (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) defendeu que a investigação seja aberta: “Essa [a CPI dos Bingos] me parece inclusive mais própria [que uma CPI do caso Waldomiro].”

Dedo no gatilho

A possibilidade de o ministro José Dirceu ter de sair do governo acabou determinando, junto com rumores e boatos, o comportamento do mercado financeiro. A Bovespa desabou, fechando em queda de 4,77%, aos 20.950 pontos. Os títulos da dívida externa voltaram a sofrer ordens de venda, levando a taxa de risco a se aproximar dos 600 pontos.

Expurgo

Por causa de seu envolvimento com Waldomiro Diniz, o deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ) foi afastado de suas funções na Igreja Universal do Reino de Deus e deixou de ser o porta-voz da igreja no Congresso. As determinações foram divulgadas em uma carta do conselho de bispos da igreja, comandada por Edir Macedo.

Assim falou…Edir Macedo

“Não vamos tolerar que os políticos que se elegeram com o nosso apoio se tornem corruptos.”

Do bispo primaz da Igreja Universal, no programa Fala que eu te escuto, da TV Record, ao explicar o motivo do afastamento do Bispo Rodrigues.

Futuro comprometido

Um leitor do site Primeira Leitura (www.primeiraleitura.com.br), Ricardo Valente, morador de São Paulo, fez uma observação das mais perspicazes. Dito por ele, e sintetizado do jeito que só ele soube sintetizar, está-se diante de algo que vai muito além do que só é óbvio na aparência. Em meio ao rodízio de argumentos usados pelo Planalto e pelos parlamentares do PT e aliados para justificar a existência e as tarefas de Waldomiro Diniz antes e depois de ter entrado para a equipe do ministro José Dirceu (Casa Civil), no governo Lula, Valente vai ao ponto e constata: “A história ainda não registrou o fato de alguém ter negociado propinas ou jabaculês que se refiram ao passado.

Nessa categoria estão as chantagens, mas não barganhas como a que foi proposta por [Waldomiro] Diniz ao bicheiro, bingueiro ou empreendedor do azar. Ali, em 2002, se negociava o futuro… Se negociava 2003 (…) Então, seja lá o que tiver sido negociado, a entrega se deu a partir do interior do Palácio do Planalto”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!