A Justiça Federal -- Subseção de Bento Gonçalves -- desenvolveu um projeto pioneiro em Bento Gonçalves e mais 18 municípios da região pela qual é responsável. Trata-se de um convênio que visa auxiliar com recursos financeiros as escolas municipais e estaduais que sofrem com carências diversas, de infra-estrutura à falta de material didático.
A distribuição dos recursos será feita de acordo com as possibilidades em caixa, que dependem do depósito das penas convertidas em multas pelos condenados. O limite máximo que pode ser repassado para as escolas gira em torno de R$ 5 mil.
Outro benefício que as escolas podem receber é o do serviço comunitário por meio de pessoas condenadas pela Justiça. O juiz federal garante que não enviará às escolas condenados que ofereçam perigo, mas que podem contribuir com seus conhecimentos. "Geralmente são pessoas que têm ensino superior e são economicamente estabelecidas. Os crimes que eles cometem são de ordem econômica como sonegação de impostos", disse. (Jornal Gazeta)
Comentários de leitores
1 comentário
Paulo Stanich Neto ()
A atitude do r.magistrado federal é digna de aplausos, pois pune o infrator, porém não aniquilando suas raízes sociais, dando uma efetiva oportunidade de sociliazação, ao mesmo tempo que direciona o recurso ou trabalho do condenado à educação, neste prisma, combatendo o crime de forma preventiva. Parabéns pela iniciativa, isto é fazer justiça !!!
Comentários encerrados em 28/02/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.