Deu samba

Globo é proibida de usar projeto de iluminação no carnaval

Autor

20 de fevereiro de 2004, 12h49

A TV Globo está proibida de usar o projeto de iluminação cênica do cenógrafo Peter Gasper no sambódromo do Rio de Janeiro durante a transmissão dos desfiles das escolas de samba no carnaval. O juiz da 36ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Rossidélio da Fonte, concedeu liminar a Peter esta semana.

Se descumprir a liminar, a emissora terá de pagar R$ 350 mil por dia de uso. Peter entrou na Justiça para reivindicar os direitos autorais sobre o projeto há menos de três anos. Peter alega que é autor do projeto implantado, em 2002, no sambódromo. Foi a primeira vez que se iluminou o desfile integralmente, de acordo com ele.

Nos autos, a Globo afirma que não utiliza o projeto de Peter. Segundo o juiz, depois do carnaval, uma das partes do processo pode pedir perícia para verificar se houve ou não o uso do projeto em questão.

Peter Gasper é cenógrafo de cinema, TV e teatro. Ele nasceu na Alemanha e vive no Brasil desde os 11 anos. Dirigiu o departamento de Iluminação da Globo e atualmente é consultor de Lighting Design.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!