Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Deu samba

Globo é proibida de usar projeto de iluminação no carnaval

Por 

A TV Globo está proibida de usar o projeto de iluminação cênica do cenógrafo Peter Gasper no sambódromo do Rio de Janeiro durante a transmissão dos desfiles das escolas de samba no carnaval. O juiz da 36ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Rossidélio da Fonte, concedeu liminar a Peter esta semana.

Se descumprir a liminar, a emissora terá de pagar R$ 350 mil por dia de uso. Peter entrou na Justiça para reivindicar os direitos autorais sobre o projeto há menos de três anos. Peter alega que é autor do projeto implantado, em 2002, no sambódromo. Foi a primeira vez que se iluminou o desfile integralmente, de acordo com ele.

Nos autos, a Globo afirma que não utiliza o projeto de Peter. Segundo o juiz, depois do carnaval, uma das partes do processo pode pedir perícia para verificar se houve ou não o uso do projeto em questão.

Peter Gasper é cenógrafo de cinema, TV e teatro. Ele nasceu na Alemanha e vive no Brasil desde os 11 anos. Dirigiu o departamento de Iluminação da Globo e atualmente é consultor de Lighting Design.

 é editora da revista Consultor Jurídico e colunista da revista Exame PME.

Revista Consultor Jurídico, 20 de fevereiro de 2004, 12h49

Comentários de leitores

10 comentários

Nos termos da lei, peço que visitem o blog http...

Tirano do Código ()

Nos termos da lei, peço que visitem o blog http://difamacao.zip.net ...

O importante de tudo isso é garantir nada mais,...

Andre Grams ()

O importante de tudo isso é garantir nada mais, nada menos,que a veracidade da ideia original. Caso contrario, que seja liberado a pirataria.

..olha eu aqui denovo...eh..eh..desta vez volte...

Heleno Camilo de Oliveira ()

..olha eu aqui denovo...eh..eh..desta vez voltei pra dizer que não tenho nada contra a globo até porque este texto não deveria citar a emissora que alías também faz parte da minha vida proficional ,como trabalho na área de garçon e maitre tenho participado de grandes trabalhos em novelas,mine série cinemas edct, e vejo o quanto a sua equipe tém conpetencia e tudo funciona o mais eficiente possivel que alías não é atoa que es organisações globo chegou no podium e bém merecida tenho dito.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 28/02/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.