Protesto nacional

Ajufe apóia mobilização nacional de advogados públicos

Autor

18 de fevereiro de 2004, 19h49

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) afirmou, em nota oficial, que apóia as reivindicações das nove entidades representativas dos advogados da União, procuradores federais, procuradores da Fazenda Nacional e defensores públicos da União. Os advogados públicos fizeram, nesta quarta-feira (18/2), a primeira mobilização nacional.

“A evasão de bons quadros das carreiras jurídicas públicas que assistimos hoje, em conseqüência dos baixos salários, é uma realidade que precisa ser estancada com urgência, pois sobrecarrega ainda mais os já poucos advogados em serviço”, afirma a nota assinada pelo presidente da Ajufe, Paulo Sérgio Domingues.

NOTA OFICIAL

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) manifesta seu integral apoio às reivindicações das nove entidades representativas dos Advogados da União, Procuradores Federais, Procuradores da Fazenda Nacional e Defensores Públicos da União que realizam hoje sua primeira mobilização nacional. Por meio de Atos de Cidadania em praça pública, em Brasília e nas capitais dos estados, os advogados públicos denunciam e buscam soluções para graves problemas institucionais da categoria, que colocam em risco a representação judicial e extrajudicial da União.

A AJUFE entende que a valorização do serviço público como um todo é essencial ao desenvolvimento do país. No caso específico dos advogados públicos, é imprescindível que haja um tratamento digno também por tratar-se de área fundamental da atividade estatal, uma vez que são eles que defendem os interesses do Poder Público – por exemplo, na cobrança da dívida ativa e na assistência jurídica aos necessitados.

A evasão de bons quadros das carreiras jurídicas públicas que assistimos hoje, em conseqüência dos baixos salários, é uma realidade que precisa ser estancada com urgência, pois sobrecarrega ainda mais os já poucos advogados em serviço.

Esperamos que a grande mensagem dessa mobilização nacional da categoria — a de que o que está em jogo, afinal, é a qualidade da defesa dos entes públicos federais — seja de fato recebida pelo governo.

Paulo Sérgio Domingues

Presidente da AJUFE

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!