Fazendeiro preso

Fazendeiro é preso por reduzir trabalhador a condição de escravo

Autor

16 de fevereiro de 2004, 16h49

Altamir Soares da Costa, proprietário da Fazenda Macaúba, a 150 quilômetros de Marabá (PA), foi preso no domingo (15/2), por manter 45 trabalhadores em regime de escravidão em suas terras. Costa foi descoberto pelo Grupo Móvel de Fiscalização, que reúne procuradores do Trabalho, fiscais do Ministério do Trabalho e agentes da Polícia Federal.

Há uma semana, o mesmo fazendeiro foi indiciado por falsificação de autorização para transporte de madeira. Entre os 45 trabalhadores que trabalhavam na preparação de um terreno para pasto, havia dois adolescentes de 14 e 16 anos e uma menina de 11 anos, que trabalhava como babá para a cozinheira do “barracão”.

Segundo o procurador do Trabalho, Marcelo Ribeiro, “todos os elementos que caracterizam a redução de trabalhador a condição análoga a de escravo foram detectadas no local”. A 10 quilômetros de distância da estrada, numa trilha de mata fechada, eles eram vigiados pelo “gato”, que os contratou e também atuava como capataz. O “gato” escapou e levou consigo uma carabina calibre 20.

No local, os agentes da Polícia Federal apreenderam uma espingarda e dois revólveres calibre 32 e 38. Os trabalhadores eram impedidos de deixar o local e deviam o pagamento de compra de mercadorias para o seu sustento no barracão mantido pelo fazendeiro, onde os preços cobrados são superiores aos valores de mercado.

“Isto é o que chamamos de servidão por dívida, pois o trabalhador endividado não pode deixar a fazenda”, explica o procurador Marcelo Ribeiro. (MPT)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!