Acerto de contas

Associação de mutuários pede punição de instituições de crédito

Autor

11 de fevereiro de 2004, 16h05

A Associação de Defesa da Cidadania dos Mutuários e do Meio Ambiente do Brasil (Adecima) entrou com uma ação civil pública contra 35 instituições de crédito imobiliário. As instituições se negam a aceitar o Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), em casos de duplo financiamento, para quitar o saldo residual do segundo contrato.

“Se as instituições financeiras cobraram mensalmente o seguro do FCVS para cobrir o pagamento de saldo devedor remanescente nos dois imóveis, deverão então quitá-los sob pena de enriquecimento ilícito”, afirma o advogado da Adecima, Ricardo Marques de Abreu.

Os mutuários que firmaram contratos até a vigência da Lei 8100/90, de 5 de dezembro de 1990, e contribuíram mensalmente com o seguro do Fundo para os dois imóveis, têm assegurado esse direito, segundo o advogado. A Adecima estima que há cobrança indevida ultrapasse o valor de R$ 100 milhões.

Esta ação é de caráter nacional e está tramitando na 4ª Vara Empresarial de Falências e Concordatas da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.

A Adecima requer também a condenação dessas instituições por dano moral.

Além disso, a Adecima pede a publicação de edital a fim de que cada interessado possa intervir no processo, caso haja interesse, de acordo com os termos do Artigo 94 do Código de Defesa do Consumidor. (Rotativa Assessoria de Imprensa)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!