Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Em alta

Professor brasileiro dará aula na Universidade de Detroit

O professor Antonio Gidi, doutor pela Universidade Católica de São Paulo, aceitou o convite da Universidade de Detroit para ensinar Direito Processual Civil Americano. Dessa forma, Gidi tornou-se o primeiro estrangeiro sem diploma americano a lecionar Direito Processual Civil nos EUA.

Há muitos alemães, franceses e italianos ensinando Direito Comparado ou Internacional e até um brasileiro lecionando Filosofia do Direito em Harvard - o professor Mangabeira Unger. Porém, até hoje, não havia ninguém ensinando uma matéria tão técnica sem ser formado em Direito nos EUA e sem ter ali prestado o Bar Exam.

Gidi é autor das obras "Coisa Julgada e Litispendência em Ações Coletivas" e "Class Actions in Brazil - A Model for Civil Law Countries", entre outras. Ele também elaborou um modelo de Código de Processo Civil Coletivo.

Antes de aceitar o convite da Universidade de Detroit, Gidi estava morando na Filadélfia e lecionava as matérias Class Actions in Comparative Perspective, Comparative Civil Procedure e International Litigation na Faculdade de Direito da Universidade da Pensilvânia.

Revista Consultor Jurídico, 9 de fevereiro de 2004, 15h17

Comentários de leitores

2 comentários

Pode-se dizer, sem receio de errar, que o Prof....

Lionel Zaclis ()

Pode-se dizer, sem receio de errar, que o Prof. Antonio Gidi, embora ainda jovem, é um dos mais conceituados processualistas brasileiros, com notáveis contribuições no campo do processo civil coletivo, em que sobressai o amplo conhecimento que tem da sistemática das class actions americanas. Por isso, a notícia de que ora assume a cadeira de Civil Procedure na Universidade de Detroit, USA, é algo que traz muita satisfação aos que acompanham e admiram sua produção acadêmica. Sinceros parabéns ao Prof. Gidi. Lionel Zaclis Sócio de Zaclis, Luchesi & Salles de Toledo Advogados Mestre e Doutor em Direito Processual pela USP Especialista em Direito Processual pela PUC/SP Visiting Scholar da Harvard Law School

Muito merecida a honraria que coube ao professo...

Rubens Takashi de Melo Tsubone ()

Muito merecida a honraria que coube ao professor Antonio Gidi, emérito processualista brasileiro e grande conhecer do sistema norte-americano, o que pode ser comprovado em seus livros, artigos e palestras. Parabéns ao Prof. Gidi. Rubens Takashi Tsubone Editor do site Mundo Jurídico www.mundojuridico.adv.br

Comentários encerrados em 17/02/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.