Eleições americanas

Nevada adere ao voto impresso para conferência de eleitor

Autor

6 de fevereiro de 2004, 18h02

O Estado americano de Nevada decretou que todas as máquinas de votar devem imprimir o voto para conferência do eleitor. A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado, Dean Heller.

A Califórnia foi o primeiro Estado a exigir o voto impresso nas urnas. Agora, o Estado de Nevada passa a exigir o “Voter Veriable Print Aundit Trail — VVPAT”. O Estado possui experiência na fiscalização e certificação de máquinas eletrônicas, devido aos jogos de Las Vegas.

Por outro lado

O Pentágono decidiu abandonar definitivamente o seu projeto experimental de voto eletrônico pela Internet (voto-I), que seria utilizado este ano. A decisão foi tomada depois do Pentágono ter recebido um relatório de um grupo de estudo criado para avaliar a confiabilidade do sistema.

O grupo concluiu que a Internet não oferece condições mínimas de confiabilidade para basear eleições eletrônicas. A decisão foi de encerrar o projeto e aguardar a criação no futuro de novas estruturas e condições de segurança efetiva em redes de computador.(The Register e Verified Voting)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!