Saldo negativo

Autônomos podem perder espaço com aumento de Cofins

Autor

2 de fevereiro de 2004, 15h24

Com o aumento da Cofins, a longo prazo, haverá uma preferência pela contratação de serviços de pessoas jurídicas em vez de profissionais autônomos. É o que afirma o contador e economista Pedro Ernesto Fabri, que dirige a Flaumar — empresa que há 40 anos atua no mercado de contabilidade e auditoria na grande São Paulo.

Para ele, isso acontecerá porque as empresas podem, pelas novas regras, abater da base de cálculo da Cofins tais despesas, desde que relacionadas a outras empresas.

“Com este novo sistema de apuração, poucos setores foram beneficiados. Entre eles, está, por exemplo, os comerciantes atacadistas, que trabalham com pouca margem de lucratividade. Entretanto, a grande maioria foi prejudicada, principalmente os empresários do setor de serviços”, afirma.

A elevação da alíquota da Cofins, mesmo considerando a não cumulatividade, representou um aumento considerável na carga tributária da maioria das empresas optantes pelo lucro real. Por isso, o economista recomendou que seja feito um planejamento tributário detalhado para que os gastos com impostos sejam os menores possíveis. (Top Press Assessoria em Comunicação)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!