Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Torcida uniformizada

Veja como repercutiu a posse de Busato na OAB

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou hoje que a Ordem dos Advogados do Brasil deve se colocar na condição de porta-voz da cidadania, a fim de que efetivamente cumpra o papel que a sociedade brasileira espera. "Grandes transformações estarão em curso a partir deste ano, entre elas a Reforma do Judiciário, para a qual o governo conta fundamentalmente com a participação da OAB", afirmou o ministro. A declaração foi dada durante a solenidade de posse do novo presidente da OAB, Roberto Busato.

Na solenidade, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Maurício Corrêa, também ressaltou a importância da participação ativa da OAB nas discussões em torno da reforma do Judiciário. "Tenho certeza de que a OAB tem que estar inserida nesta discussão e defender a necessidade da reformulação do sistema processual brasileiro", afirmou.

A solenidade de posse foi realizada hoje no edifício sede do Conselho Federal da OAB.

Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos

A Ordem terá um papel muito importante nesse próximo triênio. Vai se completar o mandato do presidente da República, grandes transformações estão em curso, entre elas a Reforma do Judiciário, para a qual o governo conta fundamentalmente com a participação ativa da OAB. A entidade vem sendo parceira do governo desde o tempo da Constituinte e agora não será diferente. Acho que será um momento importantíssimo e a Ordem tem que se colocar na sua condição de porta-voz da cidadania, a fim de que efetivamente cumpra o papel que a sociedade brasileira espera dela.

Presidente do STF, ministro Maurício Corrêa

A minha expectativa para este novo mandato da OAB é a melhor possível. Creio que o próprio pleito que consumou com a vitória do advogado Roberto Busato já indica que há um seguimento com a atuação de Rubens Approbato. Roberto Busato assume a Presidência da OAB em um momento importante para todo o Judiciário e seus órgãos correlacionados. É o período em que estaremos discutindo a reforma do Judiciário e eu tenho certeza que a OAB tem que estar inserida nesta discussão e defender a necessidade da reformulação do sistema processual brasileiro.

Vice-presidente do STF, ministro Nelson Jobim

Será um mandato absolutamente coincidente no que diz respeito aos entendimentos, com o mandato de Rubens Approbato. Por outro lado, Roberto Busato trará uma experiência nova para a Ordem dos Advogados, que é a chegada de um presidente pertencente ao interior do Estado. Ele é um advogado absolutamente militante. É o que eu chamo de advogado de balcão, aquele de primeiro e segundo graus, o que é importante para que a OAB possa ter a presença maciça dos advogados que pertencem a essa característica.

Vice-Presidente do TST ministro Vantuil Abdala

Faço votos que Roberto Busato perpetue as melhores tradições da OAB, fundados principalmente no respeito à democracia. A OAB encetou as maiores lutas pelas liberdades democráticas, pelo respeito à dignidade do cidadão e tenho certeza de que, com a presença do doutor Roberto Busato, essa luta continuará. Já conhecemos a sua capacidade e a capacidade de seus companheiros. Não precisaria uma prova maior do que a sua escolha para presidir a Ordem, com um número dos mais significativos de apoio, de maneira que a expectativa em relação à sua gestão é das melhores.

Senador Edison Lobão

A OAB está sempre em alerta para a manutenção dos direitos da sociedade. Estamos em um momento em que realizamos a reforma do Poder Judiciário. Eu, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, cuidei de pedir a presença do presidente da OAB para nos dar a impressão dos advogados brasileiros sobre tudo o que estávamos discutindo. Tenho o convencimento de que, em um Estado de Direito, nada funciona bem sem a presença ativa da Ordem dos Advogados. Faço votos que este novo mandato seja um período de realizações fecundas para esta importante organização da vida social do Brasil. Nenhuma discussão no País, principalmente as mudanças previstas para a reforma do Judiciário, deve ser realizada sem a presença da OAB.

Procurador-Geral da República Cláudio Fonteles

Minha expectativa é de que o doutor Roberto Busato mantenha a linha de ação desenvolvida pela OAB, que é uma instituição fundamental para o País e que sempre lutou pela defesa dos valores justos e democráticos. Por certo o doutor Busato vai manter essa linha, que foi muito bem trilhada por seus antecessores.

Procuradora-Geral do Trabalho, Sandra Lia

A OAB sempre foi uma instituição absolutamente fundamental para a salvaguarda dos direitos humanos, do Estado Democrático de Direito e, por conta disso, sempre adotou uma posição de parceria do Ministério Público. Tenho certeza que, para esta próxima gestão, esses laços vão apenas se fortalecer para uma atuação conjunta. É um ano bastante importante, quando se dará a reforma do Judiciário e a reforma na legislação trabalhista. Então, o papel da OAB, juntamente com os outros ramos do Judiciário, vai ser fundamental para a salvaguarda do Estado Democrático de Direito.

Advogado-Geral da União ministro Álvaro Augusto da Costa

A expectativa em relação à gestão que se inicia, encabeçada pelo advogado Roberto Busato, é muito promissora pela tradição do trabalho da OAB e pelas novas perspectivas que se abrem agora para a instituição e para o País.

Revista Consultor Jurídico, 1 de fevereiro de 2004, 19h21

Comentários de leitores

2 comentários

Dr. Roberto Busato, Parabenizo-o pela posse ...

Valdecir Trindade (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Dr. Roberto Busato, Parabenizo-o pela posse como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil; lendo sua entrevista, sinto que a Ordem dos Advogados ganhará mais músculos e mais respeito com a sua ascensão. Não que já não ganhara tendo a frente o Dr. Aprobato. Ganhou e muito. Entretanto o marco fundamenta da sua investididura, a pedra angular, foi declararação favorável ao controle externo do judiciário, especialmente a frase: "o que importa é o que o povo pensa, e a magistratura precisa ver que ela existe para o povo, e não para ela própria". Assim Dr. Busato, meu colega, na condição de advogado militante que sou, e admirador da minha entidade - OAB -, seja pelo seu desassombro diante do arbítrio, seja pela sua submissão à cidadania, quero que aceite meu forte abraço. Os sinais que vc deu são positivos e nos faz acreditar ainda mais nessa gloriosa instituição, que foi criada pelos advogados, mas de fato é patrimônio de todo o nosso povo. Valdecir Carlos Trindade Advogado em Londrina/Pr

Espera-se que o novo Presidente da OAB se sensi...

Carlos André Degaulle de Souza Soares ()

Espera-se que o novo Presidente da OAB se sensibilize em valorizar a nossa classe que é ultrajada e vilipendiada diariamente nos meios de comunicação do Brasil! Há muito tempo que a profissão de advogado tem sinônimo de ladrão, estelionatário etc. Gostaria muito de ver uma campanha nacional valorizando a importância do advogado para a tão almejada paz social! Que o cargo de presidente da OAB seja usado para defesa da classe e não para auto-promoção! Já estou cheio de receber os jornais da classe mostrando apenas jantares e festas sociais! Devemos lutar para que o Art. 133 da Carta Mágna seja realmente respeitado!! Carlos André Degaulle de Souza Soares Advogado Machacalis - MG

Comentários encerrados em 09/02/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.