Bye, bye Brazil.

STF decide pela extradição de americano acusado de conspiração

Autor

17 de dezembro de 2004, 18h30

Um americano acusado de conspirar contra os Estados Unidos será extraditado. A decisão do Supremo Tribunal Federal foi dada nesta sexta-feira (17/12), quando foi julgado o pedido feito pelo governo americano.

George Nason está preso no Brasil desde o final de 2003, depois que o governo americano solicitou sua prisão preventiva. Nason é acusado nos Estados Unidos de crimes de conspiração, trapaças, fraudes bancárias e de ter fornecido falsas declarações para instituição financeira.

Na ocasião, Nason ficou detido no presídio Ari Franco, do Rio de Janeiro. Neste ano, o americano foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Sua extradição transformou-se então em uma batalha judicial.. A Defensoria Pública tentava garantir a permanência de Nason no Brasil por entender que, ao ser extraditado, ele poderia ser submetido à pena de morte, prevista no estado do Tennesse, onde ele cometeu os crimes.

No entanto, o ministro do STF, Joaquim Barbosa, relator do processo, entendeu que os crimes cometidos por Nason nos Estados Unidos estão previstos dentro do tratado de extradição firmado entre os dois países. Quanto à pena de morte, o relator descartou a possibilidade uma vez que as ações do americano infringiram leis federais, e não estaduais.

EXT-912

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!