Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Bye, bye Brazil.

STF decide pela extradição de americano acusado de conspiração

Um americano acusado de conspirar contra os Estados Unidos será extraditado. A decisão do Supremo Tribunal Federal foi dada nesta sexta-feira (17/12), quando foi julgado o pedido feito pelo governo americano.

George Nason está preso no Brasil desde o final de 2003, depois que o governo americano solicitou sua prisão preventiva. Nason é acusado nos Estados Unidos de crimes de conspiração, trapaças, fraudes bancárias e de ter fornecido falsas declarações para instituição financeira.

Na ocasião, Nason ficou detido no presídio Ari Franco, do Rio de Janeiro. Neste ano, o americano foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Sua extradição transformou-se então em uma batalha judicial.. A Defensoria Pública tentava garantir a permanência de Nason no Brasil por entender que, ao ser extraditado, ele poderia ser submetido à pena de morte, prevista no estado do Tennesse, onde ele cometeu os crimes.

No entanto, o ministro do STF, Joaquim Barbosa, relator do processo, entendeu que os crimes cometidos por Nason nos Estados Unidos estão previstos dentro do tratado de extradição firmado entre os dois países. Quanto à pena de morte, o relator descartou a possibilidade uma vez que as ações do americano infringiram leis federais, e não estaduais.

EXT-912

Revista Consultor Jurídico, 17 de dezembro de 2004, 19h30

Comentários de leitores

2 comentários

Não basta comprar um passagem para o Rio... Te...

Kao (Outros)

Não basta comprar um passagem para o Rio... Tem que casar com uma brasileira ou fazer um filho brasileiro..... Agora é um absurdo o STF perder tempo para julgar casos como esse, essa Constituição fez uma enorme besteira ao colocar na competência do STF o julgamento dos casos de extradição.

Que beleza, uma coisa para ajudar a acabar com ...

Mguima ()

Que beleza, uma coisa para ajudar a acabar com essa imagem que os gringos têm e que a gente vê nos filmes de que basta comprar uma passagem para o Rio...

Comentários encerrados em 25/12/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.