Façam as apostas

Blumenau: juiz extingue ação do MP que pedia fechamento de bingos

Autor

15 de dezembro de 2004, 20h23

Os donos de bingos de Blumenau (SC) vão poder dormir tranqüilos. Pelo menos por enquanto. Na noite da última terça-feira (14/12), o juiz da 2ª Vara Federal da cidade, Adamastor Nicolau Turnes, extinguiu uma Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público Federal, que pedia o fechamento das casas de bingo do município.

Para o juiz, tanto o MPF quanto a União não possuem interesse processual para propor a ação, uma vez que não tomaram nenhuma medida em suas respectivas esferas de atuação para proibir a atividade. Além disso, no entendimento de Turnes, o Ministério Público escolheu “a via inadequada para discutir o assunto”. O MPF vai recorrer da decisão.

Para o juiz, a União já poderia ter proibido antes o funcionamento das casas de jogos, já que alega ser dela a competência para autorizar seu funcionamento. “Instados a comprovar que o fizeram antes do ajuizamento da demanda, MPF e União vieram aos autos explicitar a verdadeira pretensão, qual seja a de obter os efeitos práticos de um pronunciamento de inconstitucionalidade cuja questão técnica está em curso no Supremo Tribunal Federal”, destacou em sua sentença.

Processo nº 2004.72.05.005581-1

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!