Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Fora da lista

Juiz Ali Mazloum se livra de acusação por formação de quadrilha

O juiz federal Ali Mazloum está livre da acusação de formação de quadrilha. A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal extinguiu a ação penal contra o juiz por 4 votos a 1. Assim, ele não será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região por formação de quadrilha. Ali Mazloum está na lista dos 12 acusados na Operação Anaconda. O julgamento do caso começou nesta terça-feira (14/12).

Votaram a favor do juiz, no Supremo, os ministros Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Carlos Velloso e Celso de Mello. O único voto contrário foi o do ministro Joaquim Barbosa, relator da matéria.

O juiz é representado pelo advogado Antônio Cláudio Mariz. Na semana passada, Mariz pediu ao TRF-3 que o nome de Mazloum não fizesse parte do relatório que seria lido nesta terça-feira. O pedido foi negado.

De acordo com o MPF, o esquema de venda de sentenças era comandado pelo juiz federal, João Carlos da Rocha Mattos, juntamente com os delegados da Polícia Federal José Augusto Bellini e Jorge Luiz Bezerra da Silva (aposentado), além do agente federal César Herman Rodrigues.

O relatório final da Operação Anaconda, cujas investigações tiveram início em fevereiro de 2002, possui 145 páginas e também aponta como participantes da quadrilha os juízes federais Casem Mazloum e Ali Mazloum, o delegado da PF Dirceu Bertin (ex-corregedor), a auditora fiscal aposentada e ex-mulher de Rocha Mattos, Norma Cunha, os advogados Carlos Alberto da Costa Silva e Affonso Passarelli Filho e os empresários Wagner Rocha e Sérgio Chimarelli Júnior. Com a decisão do STF, Ali Mazloum está livre de responder por essa acusação.

Revista Consultor Jurídico, 14 de dezembro de 2004, 16h10

Comentários de leitores

6 comentários

NOSSA! Então essa denúncia também era inepta??!...

Jefferson ()

NOSSA! Então essa denúncia também era inepta??!! QUE FEIO!

Esta Anaconda está se mostrando uma verdadeira ...

Rasputin ()

Esta Anaconda está se mostrando uma verdadeira Minhoca (cega, sem dentes e vai voltar para debaixo da terra rapidinho). É nisto que dá a mistura de polícia, MP, holofote e confete. Já podemos preparar o bolso, pq. os indiciados (ou será linxados ?) vão entrar com indenizações pesadíssimas e advinhem quem vai pagar por isto ?

O que tenho visto é que, em relação aos juízes ...

Paulo Alcantara R. Machado ()

O que tenho visto é que, em relação aos juízes Mazloum, todos os HCs por eles impetrados e que estão chegando ao STF estão sendo acolhidos. Resta agora analisar a injusta acusação de quadrilha também atribuída ao juiz CASEM MAZLOUM. E tudo demonstra que a solução será a mesma. Enfim, começa a surgir luz.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 22/12/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.