Consultor Jurídico

Artigos

Liberdade para as armas

Armas de fogo são importantes instrumentos de legítima defesa

Comentários de leitores

11 comentários

Armar todo mundo não adianta, o que adianta é c...

Antonio ()

Armar todo mundo não adianta, o que adianta é colocar bandido na cadeia. Temos que acabar com as leis que dão benefícios aos bandidos como a progressão penal e instituir a prisão perpétua. Veja o que está acontecendo nos EUA onde uma política de tolerância zero com a criminalidade está conseguindo reduzir a violência. Ao Observador Atento: República de bananas é uma república que deixa o crime tomar conta do país. País sério combate o crime com rigor e pune exemplarmente os bandidos. Os comentários da maioria dos advogados daqui são uma verdadeira piada, defendem leis frouxas contra a criminalidade, defendem que os bandidos tenham um montão de benefícios e depois reclamam que estão sendo vítimas da violência. Bem feito.

A campanha dos "holofotes" já começa a mostrar ...

Carlos ()

A campanha dos "holofotes" já começa a mostrar a verdade: os bandidos não caíram nessa "cascata" de desarmamento (será que alguém acreditou?). Dentro dos inúmeros absurdos da lei em referência, não consigo imaginar, por exemplo, uma justificativa para privar Policiais Militares de voltar pra casa com a arma de serviço. Ainda bem que pertenço a outra instituição policial, pelo menos ainda posso me defender (por enquanto). Nem menciono a população em geral, essa com certeza já está a mercê dos marginais faz tempo.

Caro obsevador atento você deveria se mudar par...

BARRETO (Estudante de Direito - Comercial)

Caro obsevador atento você deveria se mudar para o paraguai pois aqui como você mesmo diz é uma republiqueta de bananas !!!!!!!!!!!!!!!!!!! Quanto ao texto o que tenho a dizer é simples se você tem uma arma em casa a qual você nunca usou, tem a mesma pra se defender e pensa que quando algum ladrão tentar entrar em sua casa você vai se defender você está enganado !!!!!!! Ouça o meu conselho se você realmente quer se defender por conta propria procure uma academia ou firma de segurança e faça um curso de tiro e autodefesa pratique o tiro exaustivamente bem como participe de cursos de defesa mantenha sua arma registrada como manda a lei !!!!!!!!!! caso contrario é melhor entregar sua arma !!!!!!!! OBS: caso entregue a arma passe em uma casa dessas que vendem artigos religiosos e compre um rosário e começe a rezar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Concordo inteiramente com o autor. Esta cínica ...

Lourenço Neto (Advogado Assalariado - Administrativa)

Concordo inteiramente com o autor. Esta cínica e hoplofóbica campanha oficial, apenas desvia o foco do verdadeiro problema: O Estado de Direito e suas instituições não conseguem combater o crime organizado e a violência que dele decorre. O Estado está sendo hipócrita combatendo um legítimo direito ao qual os bandidos agradecerão. Em noticioso de Fortaleza, este ano, li séria reportagem que, de um ano para cá não se vebdeu sequer uma arma de fogo em Fortaleza, mas os crimes cometidos com armas continuaram estáveis. Chegou-se a duas conclusões: não são as armas legalizadas que cometem crimes e o cidadão comum, provavelmente está adquirindo armas clandestinas. Ano que vem se gastará 600 milhões com um plebiscito para se dizer se queremos ou não armas. A segurança pública receberá certamente, menos dinheiro que isto.

E a OAB/SP ainda faz passeata pela PAZ e a favo...

Adonis Crivelli Neto ()

E a OAB/SP ainda faz passeata pela PAZ e a favor do desarmamento. Refrescando a nossa "pouca" memória, em recente rebelião de presidiários, seguida de degolas e outras atrocidades costumeiras, os presos, pelo buraco aberto na parede externa do presídio, faziam com as mãos o gesto que virou simbolo da campanha do "sou da paz", a imitação de uma ave, uma pomba suponho... ou será um PATO, em homenagem ao cidadão que acredita e adere ao "estatuto do desarmamento"? O gesto dos bandidos virou capa dos jornais, e deu até na Globo. Só que a mesma Globo não divulga os dados da SSP/PR recentes (08/12/04) sobre o aumento dos homicídios... 8,17% a mais de mortos deve ser o propalado SUCESSO da caravana do Ministro da Justiça. Os otimistas e PATOS de plantão podem argumentar o seguinte: se não fosse o estatuto, o número de mortos seria maior! Como disse um Dep. Federal do DF, "os bandidos agradecem!". Com medo da violência, aceitamos que o estado tolha nossos direitos civis. A legitima defesa, nosso direito constitucional e que legitima o instinto básico natural de preservação da própria vida, está sériamente ameaçado pelo engodo oficial. Até onde irá esta farsa?

Se a idéia era tambem diminuir acidentes com ar...

Sergio ()

Se a idéia era tambem diminuir acidentes com armas de fogo, pra isto bastaria doar dispositivos tipo cadeado, já em uso em muitos pais. O resto é balela. Nenhum pai de familia se sente seguro quando alguem toca a campanhia ou houve barrulho nas madrugada, Como ocorreu comigo. O pânico toma conta. Ainda bem que nao entreguei a minha, senão certamente nao estaria aqui dando este testemunho. Essa Lei é igual a de briga de galo, nunca vai pegar. Ainda mais, que o Estado não atende as necessidades da População.

Quem está preocupado em "salvar vidas" deveria ...

Daniel ()

Quem está preocupado em "salvar vidas" deveria atentar para o fato de que MUITAS VIDAS ESTÃO SENDO PERDIDAS por conta dessa proibição absurda ao porte e propriedade de armas, com taxas CONFISCATÓRIAS e ameaça ao direito à vida (via legítima defesa) do cidadão de bem, pois NENHUM BANDIDO COMPRA ARMA EM LOJA... Porquê não pesquisam as inúmeras vezes em que uma arma salvou vidas, ao invés de confiar numa pesquisa limitada e, muitas vezes, dirigida a um determinado resultado? O Marcelo Yuca está paraplégico, sem dúvida, mas foi atingido POR MARGINAIS QUE NÃO COMPRARAM ARMA EM LOJA, ATÉ PORQUE AR-15 NÃO SE COMPRA EM LOJA, NÃO É? Creditar todas as mortes e paralisias às "armas do pai" é o mesmo que creditar ao "Henry Ford" todos os acidentes veiculares - que produzem, aliás, um enorme número de vítimas, e ninguém quer proibir os carros... Vejam as estatísticas no Paraná, estado "líder" da campanha do desarmamento (dos honestos): "o Paraná, aonde o Governador vomita a cada instante que o desarmamento diminuiu a criminalidade teve que engolir as estatísticas passadas a ele e a imprensa, pelo seu Secretário de Segurança: Homicídio Doloso aumentou 8,17% Roubo a Bancos aumentou 2,08% Roubo de Cargas aumentou 44,9% Roubo de Veículos aumentou 38,3% Extorsão Mediante Sequestro aumentou 414%" Ah, e não vamos esquecer que os nossos políticos, artistas "engajados", e outras "autoridades" andam sempre com SEGURANÇAS ARMADOS... Mas VOCÊ não pode ter arma para proter sua família... Pensem nisso.

Se pelo menos uma vida foi salva, esta campanha...

Renato ()

Se pelo menos uma vida foi salva, esta campanha ja terá sido vitoriosa. Como jornalisata, fiz em 2002 uma reportagem sobre vitimas de armas de fogo: - 183 morte acidentais - 103 com menos de 16 anos - 286 acidentes - 93 tornaram-se paraplegicos ou tetraplegicos. Só quem ja entrevistou uma criança de 9 anos paraplegica pq "mexeu" com a arma do papai, percebe a grandesa desta vitoriosa campanha.

Apesar de total desinteresse pessoal pelo porte...

O Martini (Outros - Civil)

Apesar de total desinteresse pessoal pelo porte de arma, defendo o direito de quem queira tê-lo, dentro de parâmetros racionais e legais. Só não concordo com a lei do desarmamento, principalmente quando beneficia espólio de colecionadores de armas (!) e donos de espingardas de chumbinho com indenizações provenientes dos cofres públicos. Melhor se as indenizações fossem substituidas por prêmios aos policiais que apreendessem armas ilegais - com certeza a sociedade seria realmente beneficiada. Tenho que, como está se tornando regra do governo da esperança, tudo não passa de gigantesca propaganda vazia sobre campanha inócua. Enquanto isso, o Estado do Paraná denuncia Convênio s/ Segurança com a União, devido mísera verba que receberia......MUDA BRASIL!!

Caros amigos. Belo e realistico texto , mas...

amorim tupy (Engenheiro)

Caros amigos. Belo e realistico texto , mas como nada é perfeito , faltou acresentar que 90% destas 1% de armas recolhidas foram entregue por: Leoncio , Pai da escrava Izaura, escravo tião , jagunços do Leoncio, enfim foram entregues pelos personagen e figurantes da novela . São armas que so servem para fazer novelas de epoca anteriora 1850 . Abraços de Amorim tupy

uma salva de palmas ao autor. Textos assim most...

Victor Sarfatis Metta (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

uma salva de palmas ao autor. Textos assim mostram ao povo mais um engodo do Governo do faz-de-conta.

Comentar

Comentários encerrados em 21/12/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.