Está adiado

Julgamento de HC do juiz Casem Mazloum é adiado no STF

Autor

8 de dezembro de 2004, 14h20

Depois de o juiz federal Ali Mazloum ter tido o julgamento de seu pedido de Habeas Corpus suspenso por conta de um pedido de vista, agora foi a vez de seu irmão passar pela mesma situação. Na noite desta terça-feira (7/12), o Supremo Tribunal Federal interrompeu o julgamento do HC pedido pelo juiz Casem Mazloum, após pedido de vista do ministro Carlos Velloso.

Casem Mazloum, assim como seu irmão, foi denunciado na Operação Anaconda, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público.

O julgamento do HC de Casem Mazloum já havia sido suspenso no final de outubro devido um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Dessa vez, quando a 2ª Turma do STF julgava a solicitação da defesa do juiz, Mendes optou pela concessão do Habeas Corpus que pede o trancamento da ação penal movida contra Casem.

O juiz já havia conseguido uma vitória em outubro, quando a 2ª Turma, por unanimidade, decidiu trancar a ação na qual Casem Mazloum é acusado de falsidade ideológica.

Já esse pedido de HC refere-se às acusações de prática de interceptação telefônica clandestina.

Diferentemente de Gilmar Mendes que considerou que “a denúncia não preenche os requisitos para o desenrolar de uma ação penal garantidora do legítimo direito de defesa”, o relator Joaquim Barbosa e a ministra Ellen Gracie negaram o HC.

HC 84.388

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!