Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nova era

Minas Gerais tem 200 comarcas totalmente informatizadas

O estado de Minas Gerais está prestes a atingir um valoroso índice: na próxima sexta-feira (10/12) já serão 200 comarcas mineiras totalmente informatizadas.

A cidade contemplada, desta vez, será Lajinha. A inauguração do novo sistema será feita pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Márcio Antônio Abreu Corrêa de Marins.

De acordo com o TJ-MG, após a informatização, a comarca de Lajinha será integrada ao Sistema de Informatização dos Serviços nas Comarcas (Siscom) e terá acesso à Internet.

“A tramitação processual passa a ser informatizada, acelerando o trabalho”, comenta o diretor executivo de informática, Vicente Carneiro Costa. A expectativa do TJ mineiro é que todas as 291 comarcas do estado estejam informatizadas até o final do ano que vem, inclusive com o acesso à Internet.

O sistema totalmente integrado já funciona em Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora e Montes Claros. Desde novembro, outras 50 comarcas tiveram permissão para se integrarem ao sistema.

Pelo portal do TJ, é possível ter acesso a serviços que vão desde consultas diversas até notícias e informações sobre as atividades do tribunal.

Além disso, todos os juízes, assessores, escrivães diretores e administradores receberão uma conta de e-mail, a fim de facilitar a comunicação com outras comarcas e com o próprio TJ.

Revista Consultor Jurídico, 7 de dezembro de 2004, 12h04

Comentários de leitores

1 comentário

Caro Júlio Roberto, suas colocações são pertine...

Adilson (Advogado Sócio de Escritório)

Caro Júlio Roberto, suas colocações são pertinentes, afinal Minas Gerais conta com cerca de 800 municípios. Entretanto, quando esses dados são confrontados com o Estado de São Paulo, pode-se afirmar que os advogados e jurisdicionados de Minas Gerais contam com um sistema de informatização muito eficiente e que está em plena evolução. Meu amigo, aqui no estado de São Paulo o advogado tem de contar com estagiários somente para ir ao Fórum e anotar o andamentos de processos, extraídos de um jurássico sistema que fornece os dados. O SITE DO TJ/SP é um dos piores do Brasil em termos de informações e de lentidão e não se vê nenhum movimento de modernização. Mais um dado para te confortar: O Juizado Especial Cível de Ribeirão Preto, está neste mês de dezembro autuando os processos distribuídos em junho/04, portanto sabe-se lá quando haverá citação, audiência etc. Tenho comigo que se o judiciário de São Paulo decretasse sua incapacidade de funcionamento e fechasse as portas, seria certamente uma atitude mais honesta com os operadores do direito e com os jurisdicionados deste Estado. O Poder Judiciários do Estado mais rico do país É UMA VERGONHA. Por isso, parabéns ao TJ/MG que tem tido a competência de implementar a modernização deste Tribunal, e tenho certeza de que em breve todo o Estado de Minas Gerais estará interligado através do site do TJ/MG, propiciando condições dignas de trabalho para todos e respeito ao cidadão. Que sirva de exemplo para o recalcitrante TJ/SP.

Comentários encerrados em 15/12/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.