Julgamento adiado

TJ paulista adia julgamento de acusados por explosão em shopping

Autor

2 de dezembro de 2004, 15h42

O Tribunal de Justiça de São Paulo adiou para a próxima quinta-feira (9/12) o julgamento da apelação criminal que condenou cinco pessoas a penas de prisão pela explosão no Osasco Plaza Shopping. O julgamento foi adiado após o voto do relator, desembargador Ericson Maranho, e terá continuidade com os votos dos desembargadores Debatin Cardoso (revisor) e Pedro Galhiardi (3º juiz).

O relator absolveu Marcelo Marinho Andrade Zanotto — diretor da B7 Participações (dona do empreendimento), — e Antonio das Graças Fernandes, da administração do shopping. Os dois haviam sido condenados a oito anos de prisão.

Absolveu também os engenheiros Rubens Luciano Basile Molinari, Edson Vandenbrande Poppe e Flávio Roberto Camargo, da construtora Wysling Gomes.

O desembargador Ericson Maranho entendeu que não havia nos autos provas suficientes para responsabilizar os réus pela tragédia e que existia incompatibilidade entre a denúncia apresentada pelo Ministério Público e a sentença do juiz Cláudio Antonio Marcos da Silva, da 2ª Vara Criminal de Osasco.

Explosão

O acidente, causado por um vazamento de gás no subsolo do edifício, matou 42 pessoas e feriu 472. Ele ocorreu na véspera do Dia dos Namorados, 11 de junho de 1996, perto da praça de alimentação. Segundo testemunhos de lojistas e funcionários, o cheiro de gás era comum no local. Eles disseram ter feito várias reclamações à administração.

O laudo do Instituto de Criminalística confirmou que uma série de erros na instalação de GLP (gás de cozinha) foi a causa da explosão. Os peritos concluíram que o vazamento aconteceu em uma tubulação de gás desativada. Havia incompatibilidade entre alguns materiais utilizados.

O shopping alega que é inocente das acusações. O argumento da defesa é o de que aquele prestador de serviços seria vítima dos problemas de construção do prédio e da falta de fiscalização da companhia de gás. Esses problemas teriam ocasionado o vazamento que culminou na explosão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!