Medida excepcional

Conheça a decisão que negou pedido de prisão para Maluf

Autor

1 de dezembro de 2004, 12h30

“A prisão cautelar é medida excepcional que deve ser somente efetivada em casos extremos, posto que constrange direitos do indivíduo garantidos constitucionalmente. Até o momento o réu tem demonstrado que poderá responder o processo em liberdade”. O entendimento é da juíza Silvia Maria Rocha, da 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que rejeitou o pedido de prisão feito pelo Ministério Público em denúncia contra o ex-prefeito Paulo Maluf.

A juíza, no entanto, aceitou as denúncias pelo crime de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas. Silvia Maria decretou segredo de justiça na tramitação dos autos. O MP vai recorrer da decisão.

O processo criminal também alcançará os dois filhos de Maluf, Flávio e Lígia Maluf, Jaqueline Lafaiete Maluf (mulher de Flávio) e Miguel Maurílio Cury (marido de Lígia).

Na quinta-feira (25/11), Maluf já havia sofrido duas derrotas na Justiça. O TJ paulista decidiu manter o bloqueio de bens decretado pela 4ª Vara da Fazenda Pública. O Supremo Tribunal Federal arquivou a reclamação em que o ex-prefeito pedia o desbloqueio de seus bens e foro privilegiado. Na sexta-feira (26/11), o ministro do STF, Gilmar Mendes, negou o pedido de foro privilegiado para Maluf.

Esta semana, a revista Consultor Jurídico entrevistou advogados criminalistas sobre a possibilidade da prisão de Maluf. Os advogados entenderam que não há razões suficientes que justifiquem a prisão do ex-prefeito.

Leia a decisão da juíza:

Processo crime nº 2001.61.81.005327-0

I – Pelo que se depreende dos autos, a denúncia preenche os requisitos estampados no artigo 41 do Código de Processo Penal, pos dela consta a exposição dos fatos criminosos, com todas as suas circunstâncias, bem assim a qualificação dos acusados e a classificação dos crimes, estando ausentes as hipóteses de rejeição previstas no art. 43 do mesmo Código.

II – Por outro lado, cumpre observar que há justa causa para a ação penal, posto que a denúncia vem embasada em inquérito policial, onde foram colhidas provas da existência de fatos que constituem crimes em tese e indícios de autoria (fumus boni juris), a justificar o oferecimento da denúncia.

III – Ante o exposto, Recebo a denúncia de fls. 02/11, formulada contra PAULO SALIM MALUF, FLÁVIO SALIM MALUF, JACQUELINE DE LOUDES COUTINHO TORRES MALUF, LIGIA MALUF CURI e MAURÍLIO MIGUEL CURI.

IV – Face à natureza dos documentos constantes dos autos, DECRETO sigilo no trâmite dos mesmos, podendo ter acesso a eles somente as partes, seus procuradores e os funcionários desta Secretaria que necessitem, no desempenho de suas funções, manuseá-los.

V – Com referência aos requerimentos retro formulados pelo representantes ministerial, DECIDO:

Itens 11 a 13: A prisão cautelar é medida excepcional que deve ser somente efetivada em casos extremos, posto que constrange direitos do indivíduo garantidos constitucionalmente.

Até o momento o réu tem demonstrado que poderá responder o processo em liberdade.

Diante disso, INDEFIRO, por ora, a representação formulada pelo Ministério Público Federal, no tocante à prisão preventiva de PAULO SALIM MALUF.

Item 14: Defiro integralmente. Intimem-se imediatamente os denunciados para que entreguem a este juízo seus passaportes, os quais serão acautelados no cofre desta Secretaria. Oficie-se ai Diretor da Polícia Federal, comunicando-o de que os réus estão expressamente proibidos de saírem do país enquanto perdurar a presente ação penal, informando essa decisão às Superintendências Regionais.

“Ad Cautelam” oficie-se ao Ministério Público das Relações Exteriores para que informe quais os passaportes os acusados possuem.

Item 15: Com relação aos apensos, defiro o desempenho requerido.

Item 16: Defiro. Oficie-se ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Penal Internacional (DRCI), nos exatos termos do requerido pelo douto representante do órgão ministerial, solicitando-se urgência nas respostas.

Item 17: O próprio Ministério Público Federal poderá tomar as providências que entender cabíveis com relação ao tema, uma vez que este Juízo não exerce poder correicional sobre outros Juízos.

Item 18: Requisitem-se as folhas de antecedentes dos acusados e as certidões criminais dos feitos que delas constarem.

Item 19, 20 e 21: De acordo.

VI – Remetem-se os autos à SEDI para as anotações pertinentes, inclusive com relação aos nomes dos acusados.

VIII – Designo o 18 de março de 2005, às 14h30min, para o interrogatório do acusado PAULO SALIM MALUF; 21 de março de 2005, às 14h30min, para o interrogatório do co-réu FLAVIO MALUF; dia 21 de março de 2005, às 15h30 para o interrogatório de JACQUELINE DE LOUDES COUTINHO TORRES MALUF; o dia 22 de março de 2005, às 14h30min, para o interrogatório de LIGIA MALUF CURI e dia 22 de março de 2005, às 15h30min data em que será interrogado o denunciado MAURÍLIO MIGUEL CURI.

VIII – Citem-se. Intimem-se. Oficie-se.

IX – Dê-se ciência à defesa e ao Ministério Público Federal.

São Paulo, 30 de novembro de 2004.

SILVIA MARIA ROCHA

Juíza Federal

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!