Crime eleitoral

MPF pede instauração de inquérito para investigar deputado federal

Autor

31 de agosto de 2004, 21h26

O Ministério Público Federal quer apurar o possível envolvimento do deputado federal Ronaldo Cezar Coelho (PSDB-RJ) em crime eleitoral, nas eleições de 2002. O MPF pediu a instauração de Inquérito no Supremo Tribunal Federal.

No pedido, o MPF relata que, em dezembro de 2002, Hélio Madureira, cabo eleitoral de Ronaldo Cezar Coelho, prestou depoimento na Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele disse que foi contratado por Eduardo Vogt, coordenador da campanha, dois meses antes do primeiro turno das eleições, para elaborar estratégias de “angariação” de eleitores no município de Nova Friburgo (RJ).

Segundo o depoimento, Madureira comprava sacos de cimento em troca de votos, prometia empregos e outros favores. Disse ainda que, no comitê central da campanha naquele município, era feito um cadastro de pessoas que forneciam nome e número do título de eleitor.

Hélio Madureira afirmou, também, que lhe foi prometido o pagamento de R$ 3.500 pelo trabalho feito. Complementou que não recebeu o dinheiro. Segundo ele, Eduardo Vogt tinha ciência de tudo e chegou a reembolsar algumas de suas despesas no atendimento dos possíveis eleitores.

INQ 2.155

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!