‘Justiça Para Todos’

Programa da Ajufe na TV Justiça completa dois anos

Autor

30 de agosto de 2004, 18h21

O programa Justiça Para Todos, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), está comemorando dois anos na TV Justiça. Foram mais de 100 edições no período.

Para comemorar a data, o programa organizou uma edição especial retrospectiva que mostra as mais de 500 pessoas que já passaram pelo Justiça Para Todos. Entre elas, mais de 100 juízes federais de todo país, além de desembargadores, ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal e ministros de estado. O programa vai ao ar nesta terça (31/8) às 6h e quarta-feira (1/9) às 19h30.

Depoimentos de telespectadores assíduos do programa, entre estudantes, advogados, jornalistas, servidores públicos e juízes, ajudaram a selecionar os temas debatidos que mais chamaram a atenção.

Dentre os programas mais lembrados pelos telespectadores estão os que abordaram o perfil do juiz federal brasileiro, a luta das rádios piratas pela legalização, o estatuto do desarmamento, o Direito de Águas no Brasil e as ainda polêmicas conciliação e mediação no Judiciário brasileiro. O combate às drogas, a pirataria e seus efeitos sobre a concorrência, os programas de proteção a vítimas e testemunhas no Brasil também estão na lista dos programas da Ajufe mais assistidos.

Outras edições marcantes do Justiça Para Todos são as que abordaram as oficinas da Ajufe nos Fórum Social Mundial, os Direitos Humanos, trabalho escravo, meio ambiente, moradia, Direito do Consumidor e desigualdade social. O programa também acompanhou a posse do presidente da República e as várias divergências que o governo Lula abriu com o Judiciário.

O programa cobriu praticamente todos os seminários e congressos nacionais e regionais promovidos pelos juízes federais em todo país, além dos dois encontros nacionais da categoria, promovidos em Natal em 2002 e em Florianópolis no ano passado. Além disso, o Justiça Para Todos foi o primeiro programa a promover um debate eleitoral na TV Justiça, entre os candidatos à presidência da Ajufe nas eleições de 2003. O programa também registrou as votações e a apuração dos votos.

A retrospectiva dos dois anos da Ajufe na TV Justiça contará também com os depoimentos do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, do presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, do procurador geral da República, Cláudio Fontelles, do deputado federal Luis Antônio Medeiros e do presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Emerson Kapaz.

O atual presidente da Ajufe, Jorge Maurique, destacou a importância crescente que o programa vem conquistando entre os associados nesses dois anos e anunciou, em função disso, a criação de um Conselho da TV, formado por juízes de vários estados, que a partir de agora participarão da formulação de pautas e assuntos a serem tratados pelo programa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!