Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Competência legislativa

Advogado analisa, em livro, conversão de Medida Provisória em lei.

O procurador da Fazenda Nacional e professor de Teoria do Estado e de Direito Constitucional na PUC de Minas Gerais, José Levi Mello do Amaral Júnior, lançou o livro “Medida Provisória e sua Conversão em Lei”, publicado pela editora Revista dos Tribunais.

Na obra, Amaral Júnior examina como é feita a conversão das MPs em leis, especialmente depois da Emenda Constitucional 32, de 2001. Para tanto, divide o estudo em cinco partes.

Na primeira, ele faz um breve histórico da legislação pelo Poder Executivo e esboça o contexto do estudo para, em seguida, examinar os precedentes da Medida Provisória no Brasil, considerando o decreto-legge italiano.

Na terceira parte, Amaral Júnior aborda as propriedades das MPs em sua feição original e a prática institucional ao longo dos 13 anos de existência. O objetivo é oferecer as bases para que se compreenda a Emenda 32.

A penúltima parte do estudo contempla a Medida Provisória à luz da emenda de 2001 e examina a nova feição da decretação de urgência brasileira, sempre com o foco na tramitação congressual das medidas.

Por último, o autor enfoca a lei de conversão da MP em sua especificidade jurídica, bem como sua posição no sistema de fontes do Direito brasileiro. Mais informações podem ser obtidas no site daLivraria Revista dos Tribunais.

Revista Consultor Jurídico, 24 de agosto de 2004, 20h13

Comentários de leitores

1 comentário

Que tal obra venha a se tornar algo bem mais qu...

Sandro Antonio Santos Abdon (Cartorário)

Que tal obra venha a se tornar algo bem mais que apenas uma peça no ordenamento juridico e que atente para as necessidades do cotidiano...

Comentários encerrados em 01/09/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.