Tribunal seguro

Agentes do TRF-4 fazem curso de segurança e defesa pessoal

Autor

22 de agosto de 2004, 16h02

Durante uma semana, 18 agentes de segurança do Tribunal Regional Federal da 4ª Região participaram do curso de segurança e defesa pessoal administrado para aprimorar a atuação de pessoal. O curso foi encerrado na última sexta-feira (20/8).

Segundo o presidente do TRF-4, desembargador federal Vladimir Passos de Freitas, trata-se de um curso pioneiro. “Sei que foi um sucesso, vamos ampliá-lo, levá-lo também para as seções judiciárias”, afirmou ele, referindo-se à Justiça Federal de primeira instância nos três estados do Sul.

“O agente de segurança tem uma função importantíssima e tem de ser prestigiado”, ressaltou Freitas. O desembargador também entregou os certificados de conclusão aos servidores que participaram das aulas, que foram ministradas pelo capitão da Brigada Militar Jorge Alberto Alvorcem Pinto e pelo policial civil Rafael Bernardo de Oliveira.

Falando em nome dos agentes, Júlio César Pinheiro Berlese considerou a iniciativa positiva. “Foi ótimo, pedimos que se dê continuidade”, declarou Berlese, que também participou da demonstração de uma técnica de desarmamento treinada no curso.

O capitão Alvorcem Pinto elencou os conteúdos ministrados, como a parte técnica e operacional do serviço de segurança, alarmes, instalações físicas, sistemas de telecomunicações, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios e, principalmente, desarmamento e defesa pessoal.

Ele citou que aspectos como conduta, inteligência e segurança estão relacionados e comparou as aulas desta semana a uma “degustação” de assuntos que podem ser aprofundados em cursos futuros. O policial Oliveira apontou que o enfoque dado aos alunos tem base no conceito de inteligência emocional, em que se utiliza “o pensamento como prevenção”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!