Nome aos bois

STJ nega instauração de inquérito policial com base em carta anônima

Autor

19 de agosto de 2004, 15h58

Carta anônima não pode servir de base para que seja instaurado inquérito policial a respeito de autoridades. Com esse entendimento, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu arquivar notícia-crime contra um conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins. O placar foi apertado: nove votos a favor do arquivamento e sete contra.

Segundo o STJ, o ministro Nilson Naves, relator da notícia-crime, pediu o arquivamento porque ela foi fundada em denúncia anônima. “Posto que aqui haja mais de 1.900 folhas, trata-se, contudo, de natimorta notícia”, pois foi baseada em delação não assinada.

Os autos da notícia-crime foram recebidos pelo ministro Naves em razão de o relator original, ministro Edson Vidigal, ter assumido a presidência do STJ. Neles consta a informação da Procuradoria da República em Tocantins de que o conselheiro teria simulado a venda de um imóvel e seria um dos verdadeiros sócios da firma que presta serviços para a prefeitura.

Autuada e distribuída a notícia, o relator, ministro Edson Vidigal, deferiu o pedido de diligências requerido pelo Ministério Público Federal porque os fatos apontados na denúncia configuravam crime contra a Administração Pública. Várias testemunhas foram ouvidas, e o MPF requereu novas diligências.

Ao pedir o arquivamento, o ministro Naves considerou que é “injustificável, nestes autos, o procedimento do Ministério Público, ao qual a Constituição incumbiu, entre outras coisas, a defesa da ordem jurídica, ordem que, entre nós, repele o anonimato”.

Votaram pelo arquivamento os ministros Nilson Naves, Barros Monteiro, Peçanha Martins, Humberto Gomes de Barros, Cesar Rocha, Ari Pargendler, José Delgado, José Arnaldo e Fernando Gonçalves.

Os ministros Pádua Ribeiro, Felix Fischer, Hamilton Carvalhido, Eliana Calmon, Paulo Galloti, Franciulli Netto e Luiz Fux votaram contra o arquivamento. Para eles, uma denúncia anônima pode ensejar investigação, pois se há indícios de crime, pouco importa a origem.

NC 280

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!