Caixa preta

Governo proíbe acesso irrestrito do Congresso ao Siafi

Autor

18 de agosto de 2004, 14h49

O governo federal vetou o artigo 100 da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que previa o acesso irrestrito do Congresso ao Siafi — Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), está acusando o governo de autoritarismo. A reportagem foi publicada, nesta quarta-feira (18/8), no jornal O Globo.

O Siafi é um banco de dados que permite o acompanhamento e controle de gastos públicos. Segundo a notícia, o texto vetado pelo presidente da República previa que a Comissão Mista do Orçamento poderia acessar o Siafi para fiscalização. Este foi um dos vinte vetos à LDO.

Além do acesso ao Siafi, o texto aprovado pelo Congresso permitia acesso ao Sistema Integrado de Dados Orçamentários (Sidor), ao Sistema de Análise Gerencial da Arrecadação (Angela), aos Sistemas de Gerenciamento da Receita e Despesa da Previdência (Sicial), aos Sistemas de Informações Gerenciais e de Planejamento do Plano Plurianual (Sigplan), ao Sistema de Informação das Estatais (Siest) e ao Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg).

O governo federal vetou o dispositivo com o argumento de que ele feria a independência dos poderes e a segurança jurídica dos atos porque coloca dados sigilosos em risco.

De acordo com o jornal, consultores de orçamento da Câmara disseram que a abertura irrestrita de acesso ao Siafi poderia abrir um precedente perigoso. Um consultor tomou como exemplo o sistema Angela.

Hoje o acesso ao sistema é restrito porque o Angela inclui dados de todos os contribuintes, incluindo CPF e CNPJ. Além disso, explicou, o termo “acesso irrestrito”, se tivesse sido mantido, poderia permitir que pessoas com a senha do sistema fizessem pagamentos e até transferissem recursos de uma rubrica para outra.

Os consultores consideraram que, com o veto, o governo deixou uma lacuna. Isso porque não há mais um dispositivo que garanta o acesso do Congresso, mesmo que restrito, aos dados. Na mensagem ao Congresso, o governo prometeu enviar um projeto detalhando o grau de acesso ao Siafi por parlamentares e consultores.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!