Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Estatuto da Advocacia

Advogados que não prestaram contas a clientes são punidos

A Segunda Câmara do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil julgou, em sua última sessão ordinária, 22 processos de cunho ético-disciplinar contra atos praticados por advogados. Desses, 13 foram processos contra profissionais que violaram o Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94). Motivo: deixaram de prestar contas aos seus clientes. As penas para estes profissionais alvos de processos na OAB são suspensão do direito de advogar por períodos que variam de 30 dias a um ano.

Segundo o secretário-geral adjunto da OAB, Ercílio Bezerra de Castro Filho, a divulgação da estatística serve para dar transparência aos processos relacionados a falhas disciplinares e violação da conduta ética do profissional da advocacia.

Esta foi a oitava sessão de julgamento feita pela Segunda Câmara. Até então, haviam sido julgados 91 processos de cunho ético-disciplinar e havia 120 processos sobre este assunto na pauta.

Os nomes dos advogados suspensos ou punidos com expulsão pela Segunda Câmara não podem ser divulgados porque os processos de cunho disciplinar tramitam em sigilo, até o seu término. Somente as partes envolvidas, seus defensores e a autoridade judiciária competente têm acesso aos processos.

Revista Consultor Jurídico, 18 de agosto de 2004, 9h57

Comentários de leitores

8 comentários

bom eu me chamo elizabeth e minha mae tem um pr...

Elizabeth da Silva ()

bom eu me chamo elizabeth e minha mae tem um processo na mao de uma advogada que sumiu, ja fomos no escritorio dela aqui no rio, mas ela ja nao se encontra mais neste estabelecimento, e essa advogada esta com todas as documentações da minha mae, quanto a original e xerox, o que devo fazer em questão a isso por favor me ajudem o meu email e bethlimda@hotmail.com ou bethsilva2004@hotmail.com muito obrigado se poderem me ajudar. Atenciosamente Elizabeth.

Senhores, Querem conhecer a verdade? A verd...

Anarkista ()

Senhores, Querem conhecer a verdade? A verdade é que estamos muito, muito feios na foto. A visão que lymma tem de nossa classe representa a opinião geral a respeito do exercício da advocacia em nosso país. Quem negar esta realidade estará tapando o sol com a peneira.

Excelentíssimo Senhor Doutor não vou perder mui...

LIMA (Escrivão)

Excelentíssimo Senhor Doutor não vou perder muito tempo. Se não estás entre os maus, então não vejo razão para se sentir maltratado. Quanto a procurar o judiciário, dispenso a sugestão pois pra isto teria de me valer de novo de um de seus colegas...(acho que não seria bom né, já que ate aqui só me lesaram). Ou o sr. se propõe a me defender contra atitudes de alguns de seus colegas? Quanto a procurar escolas de boas maneiras, também dispenso. Ante de tudo mesmo sendo leigo, mal instruído, eu sou honesto. Esta recomendação seria mais aproveitada por seus colegas, os tais 2%, desonestos. E mais, os honrados doutores indignados se desejarem, poderei enviar os textos dos acórdãos e verão quanta gente ruim está entre vocês Falo do que vivi. Não do que ouvi. E quanto a isto tomei muito cuidados ante de escrever. Valer-me da OAB para dirimir conflitos...bom, prefiro resolver por mim mesmo. Enfim, que não deve não teme.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 26/08/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.