Pela boca

Maluf é denunciado por ter chamado Serra de vampiro da baixaria

Autor

17 de agosto de 2004, 19h02

O promotor de Justiça Eleitoral, Augusto de Souza Rossini, ofereceu denúncia contra o candidato à prefeitura de São Paulo, Paulo Maluf. Ele é acusado de ter “injuriado José Serra, candidato a prefeito no mesmo pleito, na propaganda eleitoral e visando a fins de propaganda, ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, na presença de várias pessoas”. Maluf deve apresentar a defesa nos próximos dias.

O promotor eleitoral pontua, em sua denúncia, que em 14 de junho de 2004, ao ser entrevistado pela repórter Heleine Heringer, no Jornal da Record, Maluf disse: “Lamento que o Ministério Público, não como um todo, mas dois promotores, se transforme em comitê eleitoral do candidato Serra. Eu não assinei. Agora, lamento que o Serra se torna agora o vampiro da baixaria”. Maluf foi questionado sobre se mantivera ou não contas no exterior.

Na denúncia de Rossini, consta também reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, de 15 de julho de 2004, assinada pelo jornalista Ricardo Westin, em que Maluf declara: “É a prova inconteste de que os vampiros da calúnia querem transformar o gabinete de um ou dois promotores em comitê eleitoral….José Serra, que já é o vampiro da economia, por ter aumentado os juros, e o vampiro do sangue, agora se torna o vampiro da baixaria”.

Na denúncia também consta uma reportagem da jornalista Mariana Caetano, do jornal O Estado de S. Paulo, com as mesmas frases de Maluf. Ele acusado Serra de ser “o vampiro da baixaria”.

Diz Rossini que “tais assertivas injuriosas foram proferidas no período e durante a propaganda eleitoral, na presença de várias pessoas e por meio que facilitou a divulgação da ofensa…a injúria ofendeu a dignidade e decoro da vítima, a tal ponto de ele ter apresentado petição com notitia criminis, que registrada e autuada, oferece a justa causa da presente denúncia”.

O promotor eleitoral denunciou Maluf pela prática de crime previsto nos artigos 326 e 327, inciso Terceiro, do Código Eleitoral.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!