Acompanhamento interno

CJF apresenta sistema informatizado de controle aos TRFs

Autor

16 de agosto de 2004, 17h17

O Conselho de Justiça Federal pretende implantar um sistema informatizado que possibilita o acompanhamento das recomendações dos órgãos de Controle Interno nos Tribunais Regionais Federais, por meio do projeto “Ações Corretivas”.

Por intermédio dele, a Secretaria de Controle Interno do CJF tem acompanhado todas as ações administrativas, identificando aquelas consideradas bem sucedidas, com o objetivo de disseminá-las às outras áreas, com a colaboração do Comitê Técnico de Controle Interno da Justiça Federal.

Na sexta-feira (13/8), o Comitê, formado pelas secretarias de Controle Interno do CJF e dos cinco TRFs, esteve reunido no CJF, onde foi apresentado o funcionamento do “Ações Corretivas”.

“Buscamos a padronização de procedimentos e de técnicas de controle interno”, disse o secretário de Controle Interno do CJF, Marcelo Vidal.

Além da identificação das ações bem sucedidas, o sistema, de acordo com o Conselho, permite o registro sistematizado e padronizado das recomendações emitidas pelos agentes de controle interno.

A padronização dessas recomendações, que seriam uma espécie de “súmula” administrativa, é feita pelos integrantes do Comitê de Controle Interno, em suas reuniões periódicas. O sistema de “Ações Corretivas” identifica, ainda, eventuais impropriedades nas ações administrativas, de modo a possibilitar que elas sejam corrigidas a tempo.

O projeto “Indicativos Contáveis” também foi apresentado pela Secretaria de Controle Interno do CJF durante a reunião de sexta. O projeto consiste na elaboração de indicativos contábeis sobre a gestão das unidades responsáveis pela execução das despesas na Justiça Federal.

A partir do confronto de dados, será possível fazer análises dos gastos, verificar os motivos que possibilitaram o aumento de uma eventual despesa ou verificar medidas e experiências positivas que podem ser ressaltadas e utilizadas.

O Comitê Técnico de Controle Interno foi criado por resolução do CJF e promove reuniões para discutir experiências e propostas de aperfeiçoamento das técnicas de controle interno. Depois das discussões, o comitê padroniza os entendimentos em um documento (súmula) que serve como parâmetro indicativo de ações para toda a Justiça Federal.

As reuniões do Comitê são trimestrais e têm a finalidade de prestar assessoramento ao CJF e aos Tribunais Regionais Federais na adoção de uma sistemática de ação integrada das atividades de controle no âmbito do CJF e da Justiça Federal de primeiro e segundo graus.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!