Pérolas Processuais

Réu não quis assinar documento por ser sexta-feira 13

Autor

13 de agosto de 2004, 10h58

Hoje não!

“Certifico e dou fé que entreguei cópia do mandado e da petição inicial ao réu, o qual negou-se a assinar a contrafé, alegando ser hoje 13 de agosto, dia para o qual ele não quer chamar mais azar”. (De uma certidão de oficial de Justiça, em ação de indenização, em 13.08.2002, terça-feira, na 7ª Vara Cível de Porto Alegre).

Bicho assustador

“Entre os danos da atividade predatória e intimidatória que o réu vem causando ao autor, está o depósito, como despacho, na frente da residência do demandante, do corpo de um cabrito montês, o que foi feito no último dia 13”. (De uma petição inicial em ação reparatória por dano moral, na comarca de Blumenau (SC).

Arma do crime

“A vítima foi estrangulada a golpes de facão”. (De uma denúncia na Justiça de Portugal – conforme o Diário de Notícias de Lisboa).

Franqueza explícita

Durante uma audiência em ação de investigação de paternidade, onde o autor tinha 46 anos de idade e o investigado 69, o juiz perguntou a este: “O senhor aceita fazer o exame de DNA, para comprovar se é ou não, pai do senhor aqui presente?” O investigado, olhando para o seu pretenso filho, disse diretamente a ele: “Você tem é que criar vergonha na cara. O muito que nos podemos ser é irmãos, porque meu pai c… (impublicável) sua mãe durante muitos anos”. (De uma assentada na comarca de Natividade-RJ).

E alguém reagiria diferente?

Durante o interrogatório de um acusado de agressão, o juiz perguntou: “Qual era mesmo o tamanho da faca que o senhor falou?”. O réu respondeu: “Mais ou menos uns 45 a 50 centimetros”. O juiz disse: “Muito bem; o senhor disse que estava em um baile. Quando o senhor sacou a faca o que aconteceu?”. O acusado foi objetivo: “A música parou e não ficou ninguém perto de mim, correu todo mundo”. (De um processo criminal também na comarca de Natividade-RJ).

Sem muita certeza

“Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio”. (De um laudo de inspetor de carteira agrícola do Banco do Brasil).

*A coluna é publicada no site Espaço Vital –www.espacovital.com.br

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!