Olimpíadas em Atenas

Atletas gregos conseguem adiar audiência sobre teste anti-doping

Autor

13 de agosto de 2004, 17h55

No dia da abertura dos Jogos Olímpicos na Grécia, além da cerimônia, outro assunto ganha destaque entre as delegações e a população grega. A polêmica envolve a suspeita de doping de dois expoentes do atletismo, maiores esperanças de medalhas do país sede da competição, e o Comitê Olímpico Internacional.

Costas Kenteris, campeão dos 200 metros e Katerina Thanou, medalhista dos 100 metros, conseguiram uma permissão do IOC (International Olympic Committee) para ter mais tempo em justificar porque não compareceram a um teste anti-doping. Eles foram beneficiados com o adiamento da audiência em dois dias por causa do envolvimento de ambos em um acidente de motocicleta.

Apesar de oficiais daquele país dizerem que eles não se machucaram gravemente, os médicos decidiram que os atletas deveriam ficar no hospital, sob cuidados, por pelo menos mais dois dias. “Para que seja garantido um justo processo aos atletas, o Comitê decidiu adiar a audiência até segunda-feira (16/8)”, informou o IOC.

Segundo o membro do conselho de drogas do Comitê, Sergei Bubka, “foi uma decisão médica e não do IOC. Estava no boletim médico: os atletas não devem ser transferidos por 48 horas”. O Comitê Olímpico da Grécia anunciou que irá fazer uma reunião extraordinária neste sábado (14/8) para discutir a falta dos atletas nos testes.

A secretária-geral da Associação Internacional das Federações de Atletas, Istvan Gyulai, informou que Kenteris e Katerina não compareceram a testes anti-doping em Chicago, alguns dias antes de deixar o estado americano para Atenas, um dia antes do que haviam planejado.

Os membros do IOC podem entender que o não comparecimento a um teste é o mesmo que um teste positivo, o que resulta em dois anos de suspensão aos atletas. As informações são do Findlaw .

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!