Menos prática

Exame da Ordem de São Paulo tem sistema de pontuação alterado

Autor

11 de agosto de 2004, 20h57

A Ordem dos Advogados de São Paulo alterou o critério para avaliação da prova da segunda fase do Exame da Ordem, diminuindo o peso da peça prática de oito para seis, e aumentando o peso das questões práticas de dois para quatro.

A modificação foi publicada no Diário da Justiça, por meio a Deliberação nº 12/2004 da Comissão de Estágio e Exame de Ordem do Conselho Seccional de São Paulo, assinada por Ivette Senise Ferreira, presidente da comissão.

O motivo da alteração, segundo a comissão, foi “a necessidade de reformular as normas relativas ao Exame de Ordem de acordo com critérios mais eqüitativos e mais coerentes com os conceitos das avaliações que efetua na prova prático-profissional”.

Segundo o curso Anglo, a alteração mostra que a atual comissão está preocupada com o índice de reprovação verificado no último Exame e com o grande número de recursos interpostos contra as avaliações das provas da segunda fase, sempre fundamentados na subjetividade do critério de cada examinador.

A alteração objetiva limitar a subjetividade na correção da prova. Com isso, quem acertar as quatro perguntas objetivas, precisará de apenas dois pontos sobre seis para ser aprovado. A mudança também beneficia os candidatos que não têm prática forense, já que a prova prática teve sua importância, em termos de nota, reduzida em 25%.

Leia a íntegra da Deliberação

ART. 1º – FICA ALTERADO O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 31 DA DELIBERAÇÃO Nº 11/96, QUE PASSARÁ A TER A SEGUINTE REDAÇÃO:

“PARÁGRAFO ÚNICO – A PEÇA PROFISSIONAL TERÁ PESO 6 (SEIS) E AS QUESTÕES PRÁTICAS, SOB A FORMA DE SITUAÇÕES OU PROBLEMAS, TERÃO PESO 4 (QUATRO)”.

ART. 2º – ESTA DELIBERAÇÃO ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO CONTIDAS NAS DELIBERAÇÕES ANTERIORES.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!