Governo Eletrônico

Brasileiros superam Nasa e IBM em evento internacional

Autor

  • Hugo Cesar Hoeschl

    post doc em governo eletrônico professor da UFSC. É também ex-secretario de Geração de Oportunidades de Florianópolis. Especialista em Informática Jurídica doutor em Inteligência Aplicada e pós-doutor em Governo Eletrônico. Ex-Promotor de Justiça e ex-Procurador da Fazenda Nacional.

10 de agosto de 2004, 15h25

Já está no ar a programação completa do WCC — World Computer Congress –, que será realizado em Toulouse, na França, entre os dias 21 a 27 de setembro.

O WCC é formado por um conjunto de 9 grandes conferências internacionais (descritas abaixo), 1 Simpósio, 11 Workshops, 14 Topical Days, e 12 Tutorials. Vários assuntos ligados à Tecnologia da Informação são abordados em todos esses eventos, da Nanotecnologia ao Governo Eletrônico, passando por Criptografia, Lógica Difusa, Energia Nuclear e Educação a Distância, fazendo do WCC um dos mais importantes eventos científicos do mundo, na área de TI.

O time de pesquisadores do Ijuris — Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas — estará presente em Toulouse. No âmbito das conferências, sua participação estará concentrada em duas delas (I3E e AIAI) e um simpósio (SPPAI).

Dentro desse universo (lista dos trabalhos em anexo), o levantamento sobre as principais publicações selecionadas, considerando todas as instituições de pesquisa que estarão presentes, mostra o seguinte resultado (quantitativo de trabalhos selecionados para apresentação e publicação):

1 paper: SIEMENS, IBM Research Center, NASA, Universidade de Coimbra;

2 papers: Chinese Academy of Sciences, LAAR-CNRS (França), REGIM (Tunísia);

3 papers: Hamburg University, Cowan University (Austrália);

4 papers: Sidney University;

6 papers: IJURIS (Brasil).

Esse resultado mostra a qualidade dos trabalhos científicos que vêm sendo desenvolvidos em território nacional.

Outro aspecto bastante importante é que a organização escolheu a cidade de Toulouse por ser um forte pólo de desenvolvimento de tecnologia em escala industrial, sendo a principal referencia Européia na industria espacial, e sede do Programa Ariane. Em função disso, existem muitas empresas tecnológicas e laboratórios de pesquisa instalados na cidade, que abriram suas portas para visitas técnicas. Veja a lista das que já fazem parte da programação:

-Thales Avionics;

-LAAS-CNRS, ONERA;

-CNES;

-Intespace;

-Astrium;

-Airbus;

-Alcatel-Space.

Também cabe destacar a organização das informações sobre o evento, assunto no qual os organizadores estão dando um verdadeiro show. O site do WCC é altamente recomendado como referência em termos de organização de eventos: http://www.wcc2004.org/index.htm.

Conferências do WCC:

-TCS 2004 3rd IFIP International Conference on Theoretical Computer Science;

-SEC 2004 19th IFIP Information Security Conference;

-CARDIS’04 Sixth Smart Card Research and Advanced Application IFIP Conference;

-DIPES 2004 IFIP Working Conference on Distributed and Parallel Embedded Systems;

-AIAI 2004 First IFIP International Conference on Artificial Intelligence Applications and Innovations;

-HESSD 2004 IFIP Working Conference on Human Error, Safety and System Development;

-PRO-VE’04 5th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises;

-I3E 2004 Fourth IFIP Conference on e-Commerce, e-Business, and e-Government;

-HCE IFIP Conference on the History of Computing in Education.

Autores

  • post doc em governo eletrônico professor da UFSC. É também ex-secretario de Geração de Oportunidades de Florianópolis. Especialista em Informática Jurídica, doutor em Inteligência Aplicada e pós-doutor em Governo Eletrônico. Ex-Promotor de Justiça e ex-Procurador da Fazenda Nacional.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!