Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Porta de saída

Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão renuncia ao cargo

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Milson Coutinho, renunciou ao cargo. Ele estava há quatro meses no comando do TJ-MA. O pedido de renúncia do desembargador foi apresentado ma manhã desta sexta-feira (30/4), em caráter irrevogável. Segundo ele, a decisão de renunciar ao cargo foi tomada por "questão de fórum íntimo e problemas de saúde".

A OAB divulgou nota manifestando sua preocupação diante da renúncia do desembargador. A entidade disse esperar que seu substituto mantenha firmemente "seu trabalho em defesa de uma justiça ágil, eficiente e próxima da cidadania". A OAB elogiou também as medidas que vinham sendo adotadas pelo desembargador, inclusive concurso público para cargos do Tribunal.

A OAB do Maranhão também divulgou nota à imprensa. "O projeto de trabalho apresentado na posse do desembargador Milson Coutinho representava os anseios da advocacia e da sociedade maranhense no sentido de modernizar, moralizar e democratizar a Justiça Estadual", diz a nota.

A OAB maranhense ressalta no documento que a renúncia de Milson Coutinho causa preocupação quanto aos rumos do projeto iniciado na sua gestão e que espera que a próximo presidente do Tribunal de Justiça dê continuidade às anunciadas medidas de moralização e modernização do Poder Judiciário, não permitindo qualquer espécie de retrocesso.

Leia a nota da OAB:

NOTA

"O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil manifesta publicamente a sua preocupação diante da renúncia do Desembargador Milson Coutinho da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Com trajetória reconhecida e aplaudida pelos advogados maranhenses, o ilustre Desembargador sempre direcionou seu trabalho em defesa de uma Justiça mais ágil, eficiente e próxima da cidadania.

Espera o Conselho Federal da OAB que este seja o lema de quem irá substituí-lo no cargo, para que os esforços por uma Justiça mais justa não sejam em vão. No momento em que se discute a necessidade de uma maior transparência do Judiciário brasileiro - e o Maranhão não é exceção -, medidas moralizadoras como as que vinham sendo adotadas, inclusive a realização de concurso público para o acesso a cargos no Tribunal, são necessárias e bem-vindas.

Nesse sentido, o Conselho Federal, ao lado da Seccional da OAB do Maranhão, permanecerão vigilantes em defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito". (Com informações da OAB e da OAB-MA)

Revista Consultor Jurídico, 30 de abril de 2004, 18h18

Comentários de leitores

5 comentários

Des. Milson Coutinho, ''A felicidade consiste ...

SBonfim (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Des. Milson Coutinho, ''A felicidade consiste em fazer o outro feliz através da própria felicidade''. Osvino Toillier Se quisermos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova. Mahatma Gandhi É preciso muito mais coragem para ser uma pessoa simples do que para ser um herói. Herman Hesse Viver com alegria é a forma mais bela de gratidão. Jaime Bettega O amor é a força mais humilde e mais poderosa que o mundo possui. Mahatma Gansdhi Há gestos assim que valem um programa de vida: erguer um candeeiro, afastar as trevas, difundir a luz, mostrar o caminho. Dom Hélder Câmara Aquilo que pedimos aos céus quase sempre se encontra em nossas mãos. William Shakespeare A vida é a arte do encontro. Vinícius de Morais. Que a luz da ressurreição de Cristo ilumine os seus dias e lhe traga a paz mais profunda e duradoura! A dor eleva, exalta, diviniza. Abílio Manuel de Guerra Junqueiro O valor do ser humano não está em apenas reproduzir, mas sem er originalmente criativo. Dom Ângelo Domingos Salvador Meu Presidente, Aonde quer que vás, leva teu coração. Boa Sorte e Fique com Deus.

Des. Milson Coutinho lembre-se" Há duas coisa...

SBonfim (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Des. Milson Coutinho lembre-se" Há duas coisas que dignificam a vida de uma pessoa: a fé em si próprio e a disposição de realizar.

Des. Milson Coutinho, meus respeitos e graças a...

SBonfim (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Des. Milson Coutinho, meus respeitos e graças ao meu bom Deus a conciliação e o bom senso prevaleceu e meu Presidente volou para ficar e desempenhar com muito sucesso seu Mandato. Os obstaculos que surgirem iremos superar, pq se Deus está com nós, que poderá está contra nós. Des. Milson Coutinho, saiba que a grande maioria da Magistratura Maranhense esteve, está e permanecerá sempre ao seu lado. Continue direcionando seu trabalho em defesa de uma Justiça, séria, competente e ágil. Não vejo a hora de vê-lo e comentarmos que tudo não passou de um sonho com pesadelo malgrado. Lembre-se:''Falar do Senhor é facil, difil é ser o senhor''. E ser heroi não uma tarefa ardua, tarefa dificil é ser honesto e hulmide como o Senhor. Balsas, 02.05.04, Abraços, Sebastião Bonfim

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 08/05/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.