Em baixa

Índice de reprovação em exame da Ordem chega a 70% no Pará

Autor

23 de abril de 2004, 18h52

Mais da metade dos bacharéis em Direito que participaram da última edição do exame para ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Pará, foram reprovados. Os números chegaram a 70% e levaram o presidente regional do órgão, Ophir Cavalcante Júnior, a querer instalar um fórum permanente de discussão em torno da melhoria da qualidade do ensino jurídico.

Nessa quinta-feira (22/4), a OAB reuniu sua Comissão de Ensino Jurídico em parceria com a Comissão de Estágio e Exame de Ordem, a Escola Superior de Advocacia e representantes de universidades do Estado para iniciar o debate. Na reunião, a Ordem sugeriu às instituições a instalação do fórum, que contaria com a participação de representantes de instituições de ensino superior e também de centros acadêmicos de estudantes.

O objetivo é identificar os problemas mais urgentes e buscar soluções para a crise que vive o ensino jurídico. Segundo Cavalcante Júnior, a iniciativa foi bem recebida pelas entidades. “Ao instituir uma nova cultura de discussão do ensino jurídico, a OAB deixa a postura de mera fiscalizadora para atuar como partícipe de um processo maior, que tem como fundamento a melhoria da qualidade do ensino”.

Também participaram da reunião representantes da Universidade da Amazônia (Unama), do Centro Universitário do Pará (Cesupa), da Faculdade Ideal e da Faculdade do Pará (FAP).

O reitor da Universidade da Amazônia (Unama), professor Edson Franco, ressaltou que a OAB inova positivamente para melhorar a integração acadêmica com os alunos e a Ordem. “A interlocução que esse fórum proporcionará será fundamental à construção de um ensino jurídico voltado para a formação de bons operadores de Direito.” (OAB)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!