Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Dias contados

Projeto muda prazo para liberação de alienação fiduciária

Tramita na Câmara o Projeto de Lei, do deputado Sérgio Caiado (PP-GO), que fixa prazo para a liberação da alienação fiduciária de bens financiados.

O projeto prevê que as instituições financeiras serão obrigadas a liberar a alienação no prazo máximo de cinco dias úteis, contados da data de quitação do financiamento.

No caso de descumprimento, os infratores estarão sujeitos a multa de 1% do valor do contrato de financiamento por dia de atraso. O valor da multa será destinado à indenização do mutuário.

O deputado afirma que os bancos e outros agentes financeiros pedem, geralmente, o prazo de 30 dias, após a quitação do financiamento, para liberarem a alienação fiduciária sobre o bem financiado. Em muitos casos, essa liberação só ocorre de 40 a 60 dias após a quitação, impedindo o mutuário de vender o bem ou fazer outros financiamentos.

A proposta aguarda designação de relator na Comissão de Finanças e Tributação. O projeto, que tramita em regime conclusivo, será apreciado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara)

PL 3.260/04

Revista Consultor Jurídico, 21 de abril de 2004, 14h19

Comentários de leitores

1 comentário

Prefacialmente gostaria de parabenizar o nobre ...

Paulo Sérgio dos Santos Fundão ()

Prefacialmente gostaria de parabenizar o nobre Deputado pela congruente idéia de dar um basta nestes abusos corriqueiros e de certa forma inconcebível por parte das agências financiadoras de veículos, mormente pelos novos tempos em que vivemos, em pleno século XXI, sendo que para usar os meios e formas legais de cobrança estas empresas usam da informática e é inaceitável que o financiado quite o seu bem alienado e tenha que aguardar por as vezes 90 dias para desalienar o indigitado bem. Portanto parabéns ao nobre Deputado, e que seus pares aprovem com a máxima urgência este bendito Projeto de Lei, que tenho plena convicção, será bem vindo ao povo brasileiro.

Comentários encerrados em 29/04/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.