Casa nova

Pavilhão de presídio construído por detentos terá salas de aula

Autor

19 de abril de 2004, 12h19

O presídio regional de Santa Maria (RS) vai ganhar novo pavilhão, com espaço para trabalho e salas de aula. A iniciativa é resultado de campanha lançada pelo juiz Sidinei José Brzuska, da 3ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, com o apoio de empresários, para buscar soluções ao problema de superlotação e ociosidade na casa prisional.

A construção inicia-se na próxima semana e estará concluída em cerca de seis meses, segundo informa o juiz. Os próprios detentos farão as obras. “Isso será possível com o direcionamento de verba das penas alternativas para a obra”, explica.

Magistrado e colaboradores reuniram-se quinta-feira (15/4) para novos encaminhamentos na implementação do projeto. “Paralelamente, estamos buscando um novo presídio”, relata o magistrado. “Temos uma posição unânime com a comunidade e entidades em relação à necessidade de um novo prédio, mas precisamos encontrar a área adequada para a construção”.

O presídio de Santa Maria foi construído há mais 20 anos, com capacidade para acolher 200 presos. Atualmente, abriga mais de 400 pessoas, que estão em número de até 38, em celas feitas para 10.

A situação ocasionou a interdição da casa, em outubro de 2003. “A superlotação, que se perpetuou nos últimos anos, fez com que se gerasse uma cultura da rebelião. Houve época em que 150 presos dormiam no chão, num verdadeiro sistema de revezamento em microespaços. De 2000 a 2003, houve anualmente motins com morte. Não podemos ficar parados”, concluiu. (TJ-RS)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!