Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Receita de bolo

China quer aumentar arrecadação e pode usar Brasil como exemplo

Impostos cobrados no Brasil poderão servir de inspiração para o governo da China, que está em busca de formas para aumentar a arrecadação. Segundo o diretor geral do Ministério das Finanças da China, Ju Hao, os impostos brasileiros que podem vir a ser implantados são: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITR (Imposto Territorial Rural) e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

Ju Hao participou de palestra promovida pelo escritório de advocacia Peixoto e Cury, no último sábado (17/4), em São Paulo. “Atualmente, existem 24 impostos na China, mas para atender a crescente demanda por serviços somos obrigados a estudar alternativas para aumentar a arrecadação”, afirma Hao.

Durante a palestra, foram apresentados os principais pontos do sistema tributário brasileiro. Participaram nove pessoas, todos altos funcionários do Ministério das Finanças da China (equivalente a Receita Federal brasileira) e representantes de províncias como Jiangsu, Zhejiang e Neimenggu. “O sistema tributário brasileiro é complexo, bem mais do que o da China, mas possui vários pontos interessantes”, elogia Hao.

Nesta semana, a comitiva chinesa tem encontros agendados na Secretaria das Finanças do Rio de Janeiro. Antes de retornar para a China, o grupo deve passar alguns dias nos Estados Unidos. (Assessoria de Imprensa do Peixoto e Cury)

Revista Consultor Jurídico, 19 de abril de 2004, 16h20

Comentários de leitores

2 comentários

Sugiro aos chineses que neste caso, importem o ...

Elton Fernandes (Advogado Sócio de Escritório)

Sugiro aos chineses que neste caso, importem o "Samba", a "Feijoada", mas definitivamente importar o sistema tributário Brasileiro, não me parece um bom negócio para o país que almeja até 2.050 ser a maior economia do mundo. Não seria mais interessante o Governo Chinês exportar o seu modelo ao Brasil ?

Pobres Chineses porque estarão copiando um mode...

José Roberto de Melo Silva ()

Pobres Chineses porque estarão copiando um modelo terrível, que é o modelo tributário brasileiro, que de tão complicado e perverso é um grande convite à sonegação e a informalidade. José Roberto

Comentários encerrados em 27/04/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.