Consultor Jurídico

ONGs divulgam carta aberta sobre violência policial em SP

16 de abril de 2004, 14h20

Por Redação ConJur

imprimir

O Centro de Direitos Humanos de Sapopemba, com o apoio de outras organizações de defesa de direitos humanos, divulgará, neste sábado (17/4), uma carta aberta em que denuncia a violência policial na região. O documento trata de homicídios cometidos por policiais militares e civis, espancamentos, prisões ilegais não documentadas, invasões a domicílios, ofensas verbais e torturas físicas contra pessoas indefesas da comunidade.

Todos os casos têm como característica comum a falta de apuração pelas autoridades competentes. Segundo a população, os policiais costumam amedrontar e ameaçar moradores e líderes comunitários da região. Há pessoas que são obrigadas a se refugiar na proteção da Anistia Internacional e de outros programas, entre elas um jovem agredido por policiais depois de testemunhar o assassinato de um colega deficiente mental. Ele encontra-se sob cuidados médicos.

A carta exige que haja apuração rigorosa das ações policiais, bem como a realização de exames periciais isentos. Ela será entregue às 10h, na quadra da Escola de Samba Combinados de Sapopemba, que fica na Rua Manoel de Arruda Castanho, s/n. Maiores informações podem ser obtidas com o Centro de Direitos Humanos de Sapopemba no telefone (11) 6703-6654. (Assessoria de Imprensa do Centro de Direitos Humanos de Sapopemba)