Consultor Jurídico

Comentários de leitores

7 comentários

Concordo com o repúdio da OAB à redução de vere...

Paulo Eduardo Carlos ()

Concordo com o repúdio da OAB à redução de vereadores, exceto com o argumento utilizado. Acho até que era preciso ampliar o número de edis em todos os municípios, evitando assim a manipulação da casa legislativa pelos prefeitos mal intencionados. A questão a ser discutida é os escandalosos subsidios pagos aos vereadores. E isso ficou de fora.

Em tempo, para que não se pense que tudo está p...

O Martini (Outros - Civil)

Em tempo, para que não se pense que tudo está perdido e locupletar-se é a norma, destaco que a Câmara Municipal de Itanhaém - "sponte propria" - já no início do ano passado, REDUZIU O NÚMERO DE VEREADORES! Acreditem, isso ainda acontece no Brasil. Mas desconheço que o exemplo tenha sido seguido.

Apesar que quantidade não é sinal de qualidade....

weduardo2010 (Advogado Autônomo - Civil)

Apesar que quantidade não é sinal de qualidade. Ao invés de diminuirem a quantidade de vereadores, não seria mais fácil enquadrar os salários dos vereadores com os novos custos desejáveis?

Parabéns. Reflete meu pensamento, pois fui Pres...

Élison Vieira (Advogado Associado a Escritório - Criminal)

Parabéns. Reflete meu pensamento, pois fui Presidente da Lei Orgânica do Município de Batatais, que perderá, com a invasão feita pelo Judiciário no Legislativo, 7 (sete) cadeiras. Além do que, por experiência própria, e o Congresso Nacional reflete muito bem isso, vivemos em um país de adesistas. Uma adesão é mais fácil que sete. Portanto...

O art.16 da Constituição Federal ...

José Alberto Klitzke (Procurador da Fazenda Nacional)

O art.16 da Constituição Federal dispõe: "A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência" Este dispositivo altamente moralizador, pois evita casuísmos (pelo menos um ano antes dos pleitos),está sendo atropelado pelos Projetos de Emendas Constitucionais que visam agora, alterar os parâmetros de fixação de Vereadores. Ainda, não se diga que o STF alterou o processo, pois somente interpretou a constituição e provocado, por larga maioria, traduziu claramente o art.29, IV da C.F.

Tudo indica que teremos o quinto também para as...

O Martini (Outros - Civil)

Tudo indica que teremos o quinto também para as Câmaras Municipais. Parabéns ao TSE - representatividade efetiva não está vinculada ao número de vereadores. Aliás, o elevado número de vereadores representa uma distribuição de renda ao reverso. Quando os nobres representantes da advocacia paulista vão se engajar em campanha pela prestação de serviço pelos vereadores GRATUITAMENTE? Vereador receber, na maioria das cidades, é uma afronta:1- trabalham poucas horas por semana (em proporção ganham mais que os deputados federais!) 2 - Há compatibilidade de exercer plenamente suas atividades profissionais e a vereança (na maioria das cidades) 3 - A maioria dos municípios sequer possui renda própria para suas necessidades básicas e vivem à custa do Fundo de Participação. 4- Quando afinal vamos ter políticos patriotas que trabalhem para a população e não se sirvam dela, pelo menos no início da carreira? 5 - Na maioria dos paises desenvolvidos o equivalente a vereador, geralmente não é remunerado. Aí sem senhores, poderemos ter 20, 40, 80 ou mais vereadores, para qualquer cidade, que qualquer posição contrária é estéril.

Parece que o pessoal da OAB/SP está de olho em ...

Marcelo Mateus (Corretor de Seguros)

Parece que o pessoal da OAB/SP está de olho em uma vaguinha em alguma câmara municipal. Que tal sugerir uma lei que estabeleça quotas para advogados nas camaras? Parabéns ao TSE pela coragem de diminuir um pouquinho a bandalheira que impera neste país.

Comentar

Comentários encerrados em 24/04/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.