Sem papel

TRT do Piauí discute excesso de papéis na Justiça

Autor

8 de abril de 2004, 18h59

O Tribunal Regional do Trabalho do Piauí promoverá, na terça-feira (13/4), seminário sobre o excesso de papéis na era digital como tema. “A Certidão Digital e suas aplicações, otimizando processos e reduzindo custos”, será dividido em duas partes.

Das 9h às 12h, o tema será “Gestão de Documentos: eficiência e economia para as organizações”. Nele, serão abordados como conferir valor legal a documentos digitais e eletrônicos; a nova legislação sobre Certificação Digital de documentos e assinaturas; como a Certificação Digital está revolucionando a guarda de todos os documentos gerenciais, operacionais, legais e fiscais; e como evitar os arquivos físicos e suas repercussões na qualidade e produtividade.

A segunda parte, das 13h às 17h, terá como tema “Certificado Digital e seus impactos na qualidade e produtividade das organizações”. O encontro irá tratar da padronização dos documentos em mídia papel e eletrônica, da certificação digital como ferramenta para reduzir custos, dos aspectos técnicos da certificação digital (Hash e criptografia), dos aspectos legais envolvidos, da autenticação eletrônica com fé pública governamental e notarial.

A primeira palestrante será a consultora Todêka Badke, graduada em Biblioteconomia com Especialização pelo IBICT e Mestre pela UFMG com vasta experiência em gestão de documentos e informações. Badke é responsável por projetos para empresas como Vale do Rio Doce, Banco Chase, Banco Bemge, Banco Rural, Banco Chase, Belgo Mineira, Coca Cola, Fiat Automóveis, Gerdau, Magnesita, Petrobrás, Pitágoras, Unimed e Usiminas.

O consultor André Luís da Mota Lemos, administrador de empresas formado pela UFMG e especialista em certificação eletrônica, será o segundo palestrante do dia.

De acordo com a juíza presidente, Enedina Maria Gomes dos Santos, o seminário tem o objetivo de diminuir o número de informações registradas em documentos em mídia papel. Segundo ela, a forma em papel, muitas vezes, mostra-se obsoleta ou duplicada, gerando transtornos e gastos desnecessários nos encaminhamentos internos.

O evento será no auditório Ministro Wagner Pimenta do Fórum Osmundo Pontes, na Av. Miguel Rosa, 3728. (TRT-PI)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!