Conflito no campo

Ouvidora defende instalação de varas agrárias para reduzir conflitos

Autor

7 de abril de 2004, 16h21

A Ouvidora Agrária Nacional, Maria de Oliveira, defendeu nesta quarta-feira (7/4), no Recife (PE), a instalação de varas agrárias nos estados, como forma de reduzir a tensão no campo.

Ela participou de reunião com o superintendente do Incra, João Farias, para discutir medidas que reduzam as invasões de terras que vêm ocorrendo no Estado desde o final de maio, com a participação de trabalhadores ligados a 14 movimentos sociais.

Ela reconheceu que Pernambuco lidera os protestos em favor da reforma agrária e que as principais reivindicações estão relacionadas à desapropriação de engenhos, na zona da mata canavieira.

Disse ainda que em algumas áreas o Incra já realizou projetos de assentamento, mas falta implementar obras de infra-estrutura e técnicas para assegurar o crescimento da produção agrícola.

Maria de Oliveira explicou que a idéia é que as famílias saiam da condição de acampadas para ingressar na competição de mercado por meio da agricultura familiar. “Eles estão cobrando a possibilidade de inserção nos projetos de desenvolvimento, já desenhados pelos governos federal, estadual e municipais”, afirmou. (Agência Brasil)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!