Casseta & Planeta

Justiça condena Casseta & Planeta a indenizar empresário do Papatudo

Autor

5 de abril de 2004, 14h28

Os humoristas do grupo Casseta & Planeta foram condenados pelo juiz da 41ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Leandro Ribeiro da Silva, a pagar R$ 240 mil de indenização por danos morais ao empresário Arthur Falk. Ainda cabe recurso.

Ele reclama ter sido chamado de “pilantra” e “Arthur Desfalk” em duas matérias publicadas no site da trupe na internet. Os advogados de Falk alegaram que o empresário teve a honra, intimidade e privacidade violadas pelas matérias. Já os humoristas negaram a intenção de “denegrir a honra de quem quer que seja em seus 10 anos de programa na Rede Globo”, segundo consta nos autos.

“É bem verdade que a Constituição Federal assegura a livre manifestação de pensamento e a livre expressão de atividade intelectual. Todavia, desde que essas liberdades públicas não violem direitos subjetivos individuais, como a honra e a dignidade das pessoas”, afirmou o juiz em sua decisão.

Em nota, os advogados de Falk informaram que o empresário doará a indenização para instituições de caridade. Os artistas da trupe não foram encontrados no escritório para comentar a decisão.

Falk foi preso em novembro de 2000, acusado de gestão fraudulenta do Papatudo (título de capitalização), desvio de dinheiro e comercialização de títulos sem garantia. Na ocasião, ele passou seis horas na prisão. Esse processo ainda corre na 2ª Vara Federal. (Tribuna da Imprensa)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!