Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Trabalhadores divididos

"'O sindicato em um mundo globalizado' é um livro imperdível."

O lançamento do livro "O Sindicato em um mundo globalizado", de José Carlos Arouca, não poderia ser mais oportuno. Neste momento de ameaça de divisão dos trabalhadores diante das propostas em curso no Congresso Nacional -- pretendendo a pluralidade sindical forçada por lei --, os ensinamentos do autor são imprescindíveis.

Arouca nasceu em Ribeirão Preto e se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) em 1959. No ano de 1964, foi aprovado no concurso para ingresso na magistratura do trabalho, mas não foi nomeado pela recusa imposta pelo regime de exceção.

O autor destacou-se, por muitos anos, como defensor jurídico dos interesses dos trabalhadores em negociações coletivas complexas no Estado de São Paulo, quer em mesas de negociações dentro das empresas, quer dentro do Ministério do Trabalho, quer como grande tribuno que sempre foi, perante o Poder Judiciário Trabalhista.

Como advogado especializado em direito coletivo do trabalho, prestou assistência a sindicatos profissionais, da construção civil, hoteleiros, eletricitários, borracheiros, padeiros, motoristas, brinquedos e instrumentos musicais e federação dos trabalhadores nas indústrias da alimentação.

Atualmente, é juiz do TRT da 2ª Região, pelo quinto constitucional, cujas decisões têm sido motivo de análises, estudos e elogios, dado o caráter sempre presente da preocupação em entregar ao jurisdicionado uma tutela estatal que atenda a necessidade de harmonização entre o capital e o trabalho, mas dentro da prevalência do social e não mero interesse especulativo do capital, descompromissado com a vida, com o homem, com a dignidade da pessoa humana.

O lançamento da obra será no dia 29 de outubro, a partir das 18h, no sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart-Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e Região, localizado à Rua Taguá, nº 282.

Revista Consultor Jurídico, 24 de outubro de 2003, 17h16

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 01/11/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.