Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nas paradas

Produtor americano acusa grupo Destiny's Child de ter copiado música

Um produtor musical dos Estados Unidos ajuizou ação e US$ 200 milhões contra Beyonce Knowles, o pai dela e as outras duas integrantes da banda Destiny's Child. Motivo: a música Survivor, que levou o grupo às paradas de sucesso de todo o mundo, teria copiada de uma criação dele. A informação é do site Find Law.

Também estão no pólo passivo da ação as empresas Sony Music Entertainment, Columbia Records, Music World Entertainment e State of Mind Muzic, Inc.

Terrence "T-Robb" Robinson, afirma que criou uma música chamada "Glorious", em junho de 2000, e a mostrou para Mathew Knowles, pai e empresário de Beyonce, em outubro.

O advogado de Robinson, Peter J. Clarke, alega que, tempos depois, a música foi usada num comercial, sem a autorização do produtor. Segundo Robinson, essa música teria sido sua porta de entrada na indústria musical. "Agora eu sei que eu poderia ser um dos maiores e mais requisitados produtores musicais", afirmou.

Survivor (ou sobrevivente, em português) é o nome de um CD da banda lançado em 2001, que vendeu milhões de cópias. A música tema deu a grupo o prêmio Grammy 2002, na categoria R&B.

Clarke admitiu que quando Robinson mostrou a música ao pai de Beyonce ainda não havia registro de direitos autorais. Depois, o registro foi feito.

O advogado do pai de Beyonce, Thomas Sulkerson, disse na terça-feira (20/1) que ainda não viu a ação. (Find Law)

Revista Consultor Jurídico, 22 de outubro de 2003, 17h43

Comentários de leitores

1 comentário

o direito sobre a obra independe de registro co...

Nubia Fernandes Nava ()

o direito sobre a obra independe de registro conforme art.18 da Lei de Direito Autoral

Comentários encerrados em 30/10/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.