Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Piada permitida

Piada de Casseta & Planeta sobre homossexuais não é discriminatória

A representação contra o programa Casseta & Planeta, da TV Globo, por ter feito piada associando os gaúchos à homossexualidade, deve ser arquivada. A determinação é do procurador Paulo Gilberto Cogo Leivas, da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul.

Para o procurador, os fatos apresentados não configuram prática discriminatória ou crime de racismo. Segundo Leivas, "não se constitui a associação à homossexualidade em ofensa ou insulto que possa significar inferiorização ou manifestação pejorativa ou depreciativa à honra e à tradição do povo do Estado do Rio Grande do Sul ou a qualquer outra cultura".

Leivas afirmou, ainda, admitir que a associação à homossexualidade é desabonadora, desonrosa, depreciativa, verdadeira ofensa, é perpetuar prática discriminatória baseada na orientação sexual, o que, é vedado pela Constituição Federal e inadmissível no que se refere à defesa dos direitos fundamentais. (PR-RS)

Revista Consultor Jurídico, 21 de outubro de 2003, 10h13

Comentários de leitores

4 comentários

A pior espécie de discriminação surge através d...

Felipe C. Schwingel ()

A pior espécie de discriminação surge através do formadores de opinião. Se é certo que ao chamar alguém de homossexual não devemos interpretar nisso uma carga pejorativa, é certo, também, que tal alcunha associada ao dia-a-dia do ser humano traz graves transtornos. O que o grupo de (pseudo) humoristas fez, em verdade, foi associar a homossexualidade a tradição gaúcha: ao uso de bombachas, ao chimarrão, etc..., o que, além de depor contra a cultura histórica, já tão desgastada em nosso país, traz naqueles que a ostentam um fardo ainda maior. Sei que há um certo exagero nisso, porém, como disse Goebbels (mentor da propaganda Nazi), uma mentira repetida muitas vezes se torna verdade. Acredito que a depreciação da cultura, é SEMPRE reprovável. Se associarmos a cultura mineira com a burrice, a cultura do carioca com a bandidagem, a cultura baiana com a preguiça, a cultura nordestina com a miséria, etc., não estaremos cometendo racismo, porém, será uma conduta reprovável, mentirosa e grotesca, em todos os aspectos. Quando vinda de formadores de opinião, tal conduta merece, ao menos, reprimenda por parte dos poderes que se encontram incumbidos de proteger nossa cultura. (e que não se diga que a cultura gaúcha não merece proteção, pois também é cultura brasileira e que traz em si nosso maior triunfo: a reunião de uma diversidade de culturas sobre a mesma bandeira)

verdade falta imaginação e criatividade. o níve...

Roberto Rocha Moreira ()

verdade falta imaginação e criatividade. o nível dos progaramas são muito baixos. existem as apelações por falta de novidades e renovações. alguém se julga muito bom e fica na cadeira por muito tempo, não procura aprimorar. as piadas são antigas de mal gosto.no brasil existem humorista de grande qualidade, porém estão foram do mundo "global", nao fazem parte do time.o que a globo em de bom para as mulheres são as novelas. com muito favor ainda tem o jornal nacional, que é superado por tantos outros, muito melhores e imparciais, como record, band e redetv.o resto não dá para assistir.basta ver quem está ganhando os prêmios. o que os humoristas devem fazer é preservar as pessoas, podem contar piadas de homossexuais, porém não atingir a dignidade de pessoas, de grupos, de regiões é muito importane, que sejam mais imparciais, é muito fácil, basta querer.tem muita gente boa no pais, que faz muito melhor. procurem.

na verdade falta imaginação e criatividade. o n...

Roberto Rocha Moreira ()

na verdade falta imaginação e criatividade. o nível dos progaramas são muito baixos. existem as apelações por falta de novidades e renovações. alguém se julga muito bom e fic na cadeira por muito tempo, não procura aprimorar. as piadas são antigos de mal gosto.no brasil existem humorista de grande qualidade, porém estão foram do mundo "global", nao fazem parte do time.o que a globo em de bom para as mulheres são as novelas. com muito favor ainda tem o jornal nacional, que é superado por tantos outros, muito melhores e imparciais, como record, band e redetv. basta ver quem está ganhando os prêmios. o que os humoristas devem fazer é preservar as pessoas, podem contar piadas de homossexuais, porém não atingir a dignidade de pessoas, de grupos, de regiões é muito importane, que sejam mais imparciais, é muito fácil, basta querer.tem muita gente boa no pais, que faz muito melhor. procurem.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 29/10/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.