Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Fim de papo

Médico coloca ponto final em mitos sobre dores na coluna

Para colocar um ponto final nas dúvidas e mitos sobre as dores na coluna, foi lançado o livro "Coluna Ponto e Vírgula", de autoria do reumatologista José Goldenberg, professor livre-docente de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e vice-presidente de ensino, pesquisa e desenvolvimento do Hospital Israelita Albert Einstein.

José Goldenberg, que atua na área há 35 anos, afirma que "80% da população mundial teve, tem ou terá dor lombar durante a vida. Equívocos como procurar um massagista sem qualquer indicação ou dormir no chão como método para tirar a dor nas costas podem tornar a qualidade de vida do paciente extremamente prejudicada".

A obra de Goldenberg tem uma abordagem didática e simples. O leitor aprenderá as diferenças entre as diversas doenças da coluna, as implicações decorrentes das dores do trabalho (Dort), o modo de diagnosticar a dor e como lidar com ela.

A autor trata também da prevenção, postura, prática de exercícios, obesidade e dicas sobre o ambiente de trabalho. Como explica ele, "além do médico, a pessoa-chave do seu tratamento é você mesmo. Você deve procurar se informar a respeito do problema para, junto com o profissional escolhido, tomarem ambos as decisões mais apropriadas".

Serviço

Autor: Prof. Dr. José Goldenberg

Editora: Atheneu

São Paulo, 2003.

132 páginas

R$ 35,00

Revista Consultor Jurídico, 19 de outubro de 2003, 10h33

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 27/10/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.