Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Estratégia de mercado

Escritórios podem ter visibilidade sem ferir regras da OAB

Os escritórios de advocacia podem ter visibilidade entre os clientes, sem ferir o Código de Ética da OAB. É o que afirma o publicitário Gustavo Fortes, um dos palestrantes do seminário "Planejamento estratégico e marketing para escritórios de advocacia", que será no dia 24 de outubro, em São Paulo. Leitores recadastrados na revista Consultor Jurídico concorrerão a uma vaga no evento. (Veja os detalhes no item Serviço).

Fortes lembra que a sociedade está saturada de informação. "As pessoas deletam e-mails sem lê-los, deixam de lado cadernos de jornais sem abri-los e mudam de canal a cada comercial da TV. Por isso, é preciso fugir da comodidade da comunicação convencional e partir para novas ferramentas que valorizem a marca da empresa".

Segundo ele, no caso das empresas prestadoras de serviços, como escritórios de advocacia, a situação é mais delicada do que para empresas de produtos. "Isto acontece pelo fato de o serviço ser um bem intangível: o cliente só saberá se é bom ou não depois de contratá-lo", afirma.

O publicitário lembra que, além desta característica, os responsáveis pela administração de escritórios de advocacia precisam ter ainda em mente o Código de Ética da OAB na hora de desenvolver uma comunicação eficiente para o público-alvo.

"Neste cenário, os grandes aliados serão os próprios clientes. Utilizando novas ferramentas, como o marketing de guerrilha, os escritórios de advocacia podem municiar seus clientes de informações que serão passadas para frente, gerando um efeito boca-a-boca que endossa qualidade e competência", ressaltou.

Também serão palestrantes do evento Luiz Mello Machado, do escritório Paulo Roberto Murray Advogados, Jorge Nemr, do Leite, Tosto e Barros Advogados e Mario Leandro Campos Esequiel, gerente geral do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos eles são especialistas em gerenciamento de empresas.

Machado falará sobre recursos humanos, infra-estrutura, remuneração, Tecnologia de Informação e informatização de escritórios. O advogado Jorge Nemr debaterá estratégias, tendências de mercado, administração e gerência de sociedades de advogados. Esequiel discutirá a administração de escritórios, honorários advocatícios, redução de gastos e Tecnologia de Informação, entre outros temas.

Conheça os palestrantes:

Jorge Nemr

Advogado do Leite, Tosto e Barros Advogados, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e pós graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), com especialização nas áreas de Direito Administrativo, Comercial e Internacional, onde atua destacadamente, tendo prestado Consultoria Jurídica para importantes grupos empresariais.

É membro e conselheiro da ICLA (International Criminal Law Association), e membro da IBA (International Bar Association), Latin American Chair do "Practice Management and Technology Committee do IBA", dos Comitês de Legislação Telecomunicações e Meio Ambiente da Câmara Americana de Comércio e do Comitê de Apoio à Exportação do Cesa - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados.

Possui vários artigos publicados em revistas especializadas, sendo co-autor do livro "Bank Confidentiality" e colaborador da revista americana IELR - International Enforcement Law Reperter.

Luiz Eduardo Mello Machado

Nascido no Rio de Janeiro, consultor para assuntos administrativo-financeiros e trabalha no escritório Paulo Roberto Murray Advogados.

Formação Acadêmica: graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) em Desenho Industrial, São Paulo, 1978; Mestrado em Desenho Industrial (MID), especialização em Produto, Pratt Institute -- New York, 1982l Pós Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), 1985.

Experiência Profissional: experiência gerencial em empresas multinaicionais como Diretor Industrial e depois Comercial da Parker Pen Ltd. e, como Gerente Geral da Forplás-Sonoco; Sócio-Diretor das empresas de Comércio Exterior PIT e ING Trade; Consultor de diversas empresas locais com ênfase em Planejamento Estratégico.

Especialidades: nas áreas Administrativas, Financeira, Comerciais, Planejamento, Marketing, Industrial e Comércio Exterior.

Mário Leandro Campos Esequiel

Graduado em Economia em 1986 pela Faap, há 3 anos é gerente geral do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, responsável pelas áreas Administrativa, Financeira, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Marketing e Eventos.

20 anos de experiência nas áreas Administrativas e Financeiras de empresas do ramo de Prestação de Serviço: Unibanco; Arthur Andersen; AC Nielsen; Hertz e The Boston Consulting Group.

Membro fundador do CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritório de Advocacia.

Cursos de Especialização em Wharton na Universidade de Pensylvania e na Fundação Getúlio Vargas.

Gustavo Fortes Ferreira

Formado em Propaganda pela PUC/RJ em 1992, pós-graduação em Finanças no IAG Master da PUC/RJ, MBA Executivo no PDG/Ibemec e pós-graduação em New Media Management na University of London. Trabalhou na Esso Brasileira de Petróleo, no jornal O Dia e atualmente é sócio de agência Espalhe especlializada em Marketing de Guerrilha.

Serviço

"Planejamento estratégico e marketing para escritórios de advocacia"

Data: 24 de outubro de 2003 (sexta-feira)

Horário: das 14h00 às 19h00

Local: Hotel Maksoud Plaza - Alameda Campinas, 150 - São Paulo

Valor da inscrição: R$ 630,00

R$ 540,00 para inscrições pagas até o dia 15 de outubro

Desconto de 10% para mais de dois integrantes do mesmo escritório

Serão conferidos certificados de participação

* Todos os leitores recadastrados na revista Consultor Jurídico a partir do dia 20 de julho deste ano concorrerão a uma vaga no evento. O sorteio será feito na próxima terça-feira (14/10). Se você ainda não se recadastrou, clique aqui para se recadastrar e concorrer à vaga.

As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.uol.com.br/consultor/form/ . Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos.conjur@uol.com.br ou pelo telefone (11) 3063-2111.

Revista Consultor Jurídico, 13 de outubro de 2003, 9h11

Comentários de leitores

2 comentários

Será que essa trupe de advogados mais administr...

NOEMIA FONSECA (Advogado Autônomo)

Será que essa trupe de advogados mais administradores e marketeiros do que profissionais do direito conhecem a realidade da classe. Quanto tempo faz que esses ilustres cavalheiros não encostam o umbigo no balcão? Se é que precisaram fazer isso algum dia! O anúncio desse evento que pretende ensinar o advogado a crescer na carreira é um absurdo. O valor a ser pago parece tão pequeno para tão prósperos e bem sucedidos advogados. Por isso, que aposto na mudança da OABSP. Sou contra continuar o continuísmo. Precisamos de uma OAB mais humana que enxergue o advogado no seu contexto social, regional e cultural. Urge mudar a ótica da OAB. Confio no inconformismo do advogado. A OAB não é das estrelas, ou de uma apenas, a OAB é o advogado. Nós.

Jairo de Paula Ferreira Junior, os escritórios ...

Jairo - advogado (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

Jairo de Paula Ferreira Junior, os escritórios de advocacia e os advogados devem ser flexíveis na hora de cobrar os honorários advocatícios, mas nunca cobrar abaixo da tabela da OAB como muitos estão fazendo

Comentários encerrados em 21/10/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.