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Estratégia de mercado

Escritórios de advocacia devem visar resultados, afirma especialista.

Escritórios de advocacia assim como empresas de bens ou serviços de outros segmentos devem visar resultados. Por isso, é imprescindível a implementação de uma profissionalização nos escritórios. A afirmação é do consultor para assuntos administrativo-financeiros, Luiz Eduardo Mello Machado, que atua no escritório Paulo Roberto Murray Advogados.

Machado é um dos palestrantes do seminário "Planejamento estratégico e marketing para escritórios de advocacia", que será no dia 24 de outubro, em São Paulo. Leitores recadastrados na revista Consultor Jurídico concorrerão a uma vaga no seminário. (Veja os detalhes no item Serviço).

Segundo ele, para haver uma profissionalização adequada, um plano de carreira desempenha um dos papéis mais importantes na gestão moderna. Machado disse que "a remuneração deve ser baseada na produtividade individual, nos setores de trabalho e ainda na empresa como um todo". Para ele, "o escritório deve reservar parte de sua rentabilidade líquida para uma distribuição seguindo critérios de avaliação específicos".

No evento, Luiz Mello Machado falará também sobre infra-estrutura, Tecnologia de Informação e informatização de escritórios.

De acordo com ele, atualmente "é inconcebível que um escritório de advocacia não seja totalmente informatizado". Machado explica que o tempo do profissional é caro e, por isso, torna-se necessária a otimização. "Nesse sentido, faz-se necessário estarmos totalmente integrados com soluções tecnológicas e de infra-estrutura que, mais do que meramente contemplar uma rede de informática, deve oferecer uma eficiente estrutura através das diversas ferramentas disponíveis, tanto lógicas quanto físicas".

Ele tem experiência em gerenciamento, administração e marketing há mais de 25 anos. Segundo Machado, os escritórios de advocacia precisam estar atentos aos conceitos de salas, por exemplo, para que tenham um bom faturamento mesmo em pequenos espaços. "Como nos Estados Unidos, as salas de escritórios devem ser adequadas", disse.

Ele enfatiza também a importância da agilidade nos escritórios de advocacia. "Foi-se o tempo que trabalhos meramente tidos como profissionais desempenhavam o papel diferencial. Hoje, mais do que exclusivos critérios de qualidade, ética e profissionalismo, é preciso buscar um atendimento com agilidade, através de soluções criativas e que sejam determinantes como um real diferencial no atendimento ao cliente", ressaltou.

Também serão palestrantes no evento: Jorge Nemr, do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados, Mario Leandro Campos Esequiel, gerente geral do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogadose e Gustavo Fortes, da empresa Espalhe Marketing de Guerrilha.

Conheça os palestrantes:

Jorge Nemr

Advogado do Leite, Tosto e Barros Advogados, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e pós graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), com especialização nas áreas de Direito Administrativo, Comercial e Internacional, onde atua destacadamente, tendo prestado Consultoria Jurídica para importantes grupos empresariais.

É membro e conselheiro da ICLA (International Criminal Law Association), e membro da IBA (International Bar Association), Latin American Chair do "Practice Management and Technology Committee do IBA", dos Comitês de Legislação Telecomunicações e Meio Ambiente da Câmara Americana de Comércio e do Comitê de Apoio à Exportação do Cesa - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados.

Possui vários artigos publicados em revistas especializadas, sendo co-autor do livro "Bank Confidentiality" e colaborador da revista americana IELR - International Enforcement Law Reperter.

Luiz Eduardo Mello Machado

Nascido no Rio de Janeiro, consultor para assuntos administrativo-financeiros e trabalha no escritório Paulo Roberto Murray Advogados.

Formação Acadêmica: graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) em Desenho Industrial, São Paulo, 1978; Mestrado em Desenho Industrial (MID), especialização em Produto, Pratt Institute -- New York, 1982l Pós Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), 1985.

Experiência Profissional: experiência gerencial em empresas multinaicionais como Diretor Industrial e depois Comercial da Parker Pen Ltd. e, como Gerente Geral da Forplás-Sonoco; Sócio-Diretor das empresas de Comércio Exterior PIT e ING Trade; Consultor de diversas empresas locais com ênfase em Planejamento Estratégico.

Especialidades: nas áreas Administrativas, Financeira, Comerciais, Planejamento, Marketing, Industrial e Comércio Exterior.

Mário Leandro Campos Esequiel

Graduado em Economia em 1986 pela Faap, há 3 anos é gerente geral do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, responsável pelas áreas Administrativa, Financeira, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Marketing e Eventos.

20 anos de experiência nas áreas Administrativas e Financeiras de empresas do ramo de Prestação de Serviço: Unibanco; Arthur Andersen; AC Nielsen; Hertz e The Boston Consulting Group.

Membro fundador do CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritório de Advocacia.

Cursos de Especialização em Wharton na Universidade de Pensylvania e na Fundação Getúlio Vargas.

Gustavo Fortes Ferreira

Formado em Propaganda pela PUC/RJ em 1992, pós-graduação em Finanças no IAG Master da PUC/RJ, MBA Executivo no PDG/Ibemec e pós-graduação em New Media Management na University of London. Trabalhou na Esso Brasileira de Petróleo, no jornal O Dia e atualmente é sócio de agência Espalhe especlializada em Marketing de Guerrilha.

Serviço

"Planejamento estratégico e marketing para escritórios de advocacia"

Data: 24 de outubro de 2003 (sexta-feira)

Horário: das 14h00 às 19h00

Local: Hotel Maksoud Plaza - Alameda Campinas, 150 - São Paulo

Valor da inscrição: R$ 630,00

R$ 540,00 para inscrições pagas até o dia 15 de outubro

Desconto de 10% para mais de dois integrantes do mesmo escritório

Serão conferidos certificados de participação

* Todos os leitores recadastrados na revista Consultor Jurídico a partir do dia 20 de julho deste ano concorrerão a uma vaga no evento. O sorteio será feito na próxima terça-feira (14/10). Se você ainda não se recadastrou, clique aqui para se recadastrar e concorrer à vaga.

As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.uol.com.br/consultor/form/ . Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos.conjur@uol.com.br ou pelo telefone (11) 3063-2111.

Revista Consultor Jurídico, 9 de outubro de 2003, 17h23

Comentários de leitores

1 comentário

Será que essa trupe de advogados mais administr...

NOEMIA FONSECA (Advogado Autônomo)

Será que essa trupe de advogados mais administradores e marketeiros do que profissionais do direito conhecem a realidade da classe. Quanto tempo faz que esses ilustres cavalheiros não encostam o umbigo no balcão? Se é que precisaram fazer isso algum dia! O anúncio desse evento que pretende ensinar o advogado a crescer na carreira é um absurdo. O valor a ser pago parece tão pequeno para tão prósperos e bem sucedidos advogados. Por isso, que aposto na mudança da OABSP. Sou contra continuar o continuísmo. Precisamos de uma OAB mais humana que enxergue o advogado no seu contexto social, regional e cultural. Urge mudar a ótica da OAB. Confio no inconformismo do advogado. A OAB não é das estrelas, ou de uma apenas, a OAB é o advogado. Nós.

Comentários encerrados em 17/10/2003.
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