Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Biografia Especial

TV Justiça entrevista ministro aposentado Xavier de Albuquerque

A TV Justiça exibe o programa "Biografia Especial", nesta segunda-feira (6/10), às 20h, com o depoimento do ministro aposentado do STF Xavier de Albuquerque. Ele falará sobre o início sua infância em Manaus (AM) e sua trajetória de vida.

O ministro explica que, quando jovem, quis ser oficial do exército, mas por contingências materiais não pôde se deslocar para o Rio de Janeiro, onde se daria sua formação. Ficou em Manaus e cursou Ciências Jurídicas.

Em Brasília, no ano de 1967, Xavier de Albuquerque se destacou perante a Corte Suprema do país como advogado dativo de Franz Paul Stangl, acusado de ser um dos dirigentes nazistas de campos de concentração durante a 2ª Guerra Mundial e contra o qual recaíam os pedidos de Extradição feitos pela Áustria, Alemanha e Polônia.

Anos mais tarde, em 1972, Xavier tornou-se procurador-geral da República e em seguida foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, onde se aposentou depois de exercer a presidência da Corte. Um fato curioso: foi na gestão de Xavier de Albuquerque que se deu início ao primeiro concurso para provimento do cargo de procurador da República que se fez no Brasil, cuja nomeação dos aprovados se daria por seu sucessor na PGR, Moreira Alves. O programa será reprisado sábado, às 22h. (STF)

Revista Consultor Jurídico, 6 de outubro de 2003, 17h51

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/10/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.